MAURO MIRANDA PEDE QUE BANCO DO BRASIL REVEJA DECISÃO SOBRE QUATRO AGÊNCIAS DE GOIÁS



Em apelo dirigido a Paulo César Ximenez, presidente do Banco do Brasil, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) solicitou a revisão urgente da decisão de submeter as agências goianas dos municípios de Posse, Alvorada, São Domingos e Campos Belos à superintendência da Bahia do banco.

As agências, localizadas no nordeste do estado de Goiás, atendem, no conjunto, a 21 municípios e, caso a decisão não seja revogada, implicará que os gerentes deverão viajar 1.200 quilômetros até Salvador, "onde serão tomadas as medidas de rotina para orientar e reorientar as políticas de crédito e outras pendências", explicou.

- É o dobro da distância a Goiânia. Se a intenção é reduzir despesas, é evidente que os sinais estão trocados - argumentou.

Mauro Miranda salientou que os tomadores de crédito ligados às quatro agências, a maioria formada por pequenos e médios agricultores, também preocupam-se com o novo sistema de compensação de cheques que decorrerá da decisão do BB: os depósitos, compensados em 24 horas, passarão a integrar a compensação nacional, que pode levar até cinco dias.

- O pequeno comércio, os depositantes individuais, as micro e pequenas empresas, as prefeituras e os agricultores temem uma desorganização total nas suas transações bancárias - afirmou.

Outro efeito da decisão, conforme o senador, diz respeito à operação do Fundo do Centro-Oeste, cujo agente financeiro é o BB.

- A superintendência de Salvador será autorizada a operar com o FCO para as quatro agências da região, ou elas serão incorporadas aos benefícios do Fundo Constitucional do Nordeste, na Bahia? Tenho ouvido essa indagação com insistência e gostaria de ter uma resposta - questionou.

Ao considerar que a decisão do BB teria sido precipitada, Mauro Miranda observou que ela reacendeu a desconfiança de que o banco "está se distanciando do povo para criar um clima favorável à privatização".



01/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA PEDE QUE BANCO DO BRASIL REVEJA DECISÃO SOBRE QUATRO AGÊNCIAS DE GOIÁS

Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás

Mauro Miranda pede verbas para estradas de Goiás

MAURO MIRANDA CONDENA EXCLUSÃO DE GOIÁS E DO DF DA ROTA DO GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA

Mozarildo pede ao governo que reveja decisão sobre delimitação de reservas indígenas

MAURO MIRANDA APELA POR RODOVIAS DE GOIÁS