Mozarildo pede ao presidente da Câmara votação de incentivo a linhas aéreas regionais



Em discurso nesta segunda-feira (6), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a votação do PLS 130/2001, que trata do adicional tarifário para linhas aéreas regionais suplementadas.

De autoria de Mozarildo, o projeto foi aprovado pelo Senado em 2001 e seguiu para a Câmara, onde está parado desde 2002. O projeto (PL 7199/2002 naquela Casa) foi aprovado em caráter conclusivo em duas comissões da Câmara em 2007, mas teve recurso para apreciação em Plenário. Desde então a matéria está parada na Câmara, explicou o senador.

O objetivo da proposta, segundo Mozarildo, é incentivar a viação aérea regional, que vem sofrendo nos últimos anos com a concorrência das duas grandes empresas aéreas brasileiras, TAM e Gol.

Mozarildo também elogiou recente discurso da presidente da República, Dilma Rousseff, prometendo empenho do governo para baratear as passagens de avião e estimular a aviação regional. De acordo com o senador a aviação regional ainda é muito fraca no país, principalmente na região Norte.

Na Amazônia, disse Mozarildo, várias empresas regionais desapareceram porque as duas grandes empresas acirraram a concorrência, o que ele caracterizou como duopólio.

- Hoje, Gol e TAM fazem o que bem entendem no que tange a tarifas aéreas – disse.

O PLS 130/2001 de Mozarildo cria um adicional tarifário nas passagens aéreas para a criação de um fundo de desenvolvimento da aviação regional. Com isso, grandes empresas aéreas ajudariam a subsidiar as pequenas e desenvolver regiões menos atendidas pela atual malha aérea.



06/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projeto que cria subsídio para linhas aéreas regionais

Mozarildo apela à Câmara pela aprovação de projeto que beneficia linhas aéreas regionais

CI promove audiência sobre linhas aéreas regionais

Proibição de taxas abusivas por cancelamento de passagens aéreas aguarda votação na Câmara

MOZARILDO PEDE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS

MP de incentivo ao etanol e à indústria petroquímica vai a votação na Câmara