Mozarildo apela à Câmara pela aprovação de projeto que beneficia linhas aéreas regionais



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez um apelo à Câmara dos Deputados para que aprove projeto de lei de sua autoria, que cria um adicional tarifário para a suplementação de linhas aéreas regionais, com o coeficiente de 1% sobre o valor das passagens vendidas pelas linhas aéreas domésticas regulares. A medida, argumentou o senador, contribuiria para o aperfeiçoamento do tráfego aéreo nacional, especialmente o regional.

Mozarildo lembrou que embora o Brasil tenha cerca de 5.500 municípios, apenas 116 cidades são atendidas pela aviação comercial. Para aumentar o número de cidades beneficiadas com o transporte aéreo, frisou o senador, é preciso criar mecanismos eficientes de estímulo à aviação de pequeno porte. Este, explicou, é o objetivo de seu projeto de lei.

O parlamentar destacou a importância do adicional tarifário para as empresas de pequeno porte que servem regiões de difícil acesso, como a região amazônica, e os benefícios sociais e econômicos que o crescimento do tráfego aéreo proporcionaria a essas regiões.

Mozarildo fez um breve histórico da aviação civil brasileira, lembrando que um adicional tarifário de 3% sobre as passagens das linhas aéreas domésticas foi criado em 1975, para suplementação das linhas aéreas regionais. Este adicional passou a ser contestado em 2000, com o fim da classificação das empresas em nacionais e regionais, e alguns juízes concederam às empresas liminares contra o seu pagamento. Embora o adicional continuasse a ser cobrado, em 2001 o percentual caiu de 3% para 1%, recordou o senador, acrescentando que as opiniões sobre a legitimidade de sua cobrança "ainda não estão pacificadas".



27/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projeto que cria subsídio para linhas aéreas regionais

Mozarildo pede ao presidente da Câmara votação de incentivo a linhas aéreas regionais

Paim apela à Câmara pela aprovação do projeto de cotas nas universidades

Aprovação de projeto pela Câmara beneficia carteiros, diz Paim

CI promove audiência sobre linhas aéreas regionais

Mozarildo pede aprovação, pela Câmara, de projetos que criam escolas militares na Amazônia