Mozarildo pede ao TCU que investigue denúncia de fraude em licitação em Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou em discurso que vai pedir ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal que investiguem denúncia de fraude na licitação de duas obras de energia elétrica em Roraima. Disse que o Tribunal de Contas do Estado detectou irregularidades e determinou que fosse suspensa a licitação para as obras de recuperação da hidrelétrica de Jatapu e da linha que liga as cidades de Boa Vista e Caracaraí.
Mozarildo explicou que o BNDES está financiando R$ 114 milhões ao governo estadual, que repassará o dinheiro à Companhia Energética de Roraima para a execução das duas obras. Para ele, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal têm que investigar a denúncia porque se trata de repasse de dinheiro federal.
De acordo com o senador, nos últimos anos as contas públicas de Roraima vêm apresentando descontrole, o que "é muito preocupante", pois o governador Otomar Pinto, que morreu em dezembro de 2006, teria deixado o estado "em situação equilibrada". Depois que assumiu o atual governador, José de Anchieta, continuou Mozarildo, os salários do funcionalismo passaram a sofrer atrasos, inclusive no pagamento do 13º salário. "Há atraso no pagamento dos fornecedores e, curiosamente, não foi feita nenhuma obra estruturante, de grande porte" desde então.
Mozarildo observou que o então governador Otomar Pinto pretendia construir a hidrelétrica do Cotingo, para livrar Roraima da energia importada da Venezuela ou produzida por termoelétricas caras e poluidoras e, para isso, tinha obtido apoio da então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Ele lamentou que o governo federal tenha tirado Cotingo de suas prioridades. "Roraima não está na agenda do presidente Lula", lamentou.
08/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes Ferreira pede que TCU investigue denúncia de fraude na Petrobras
Mozarildo denuncia fraude em compras de medicamentos em Roraima
Mozarildo aponta denúncia de fraude em compra de merenda escolar em Roraima
Mozarildo denuncia corrupção e pede fiscalização conjunta nas estradas de Roraima
NABOR PEDE QUE SE INVESTIGUE DENÚNCIA DE INFILTRAÇÃO NO MST
Mozarildo pede à PGR que investigue liberação de emendas parlamentares