Mozarildo pede mais ações de saúde voltadas para as mulheres



Ao homenagear as mães brasileiras, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) aproveitou para reivindicar do governo federal maior atenção às políticas públicas voltadas à mulher. O parlamentar fez um apelo especial por ações de saúde da mulher, lamentando a persistência de índices “muito grandes” de mortalidade materna e descaso na assistência à saúde indígena.

- É preciso enfocar, até em homenagem às mães, a necessidade de trabalho em prol da saúde integral da mulher – ressaltou.

Após se queixar que a política indigenista tem se restringido à demarcação de terras, Mozarildo criticou o financiamento de ONGs com recursos públicos para cuidar da saúde dessa população. O senador por Roraima denunciou irregularidades não só na atuação dessas entidades, mas também da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquias que já cuidaram dessa área.

- Nos últimos cinco anos, a CGU (Controladoria Geral da União) identificou desvio de R$ 500 milhões da Funasa. Vamos procurar fazer com que a saúde indígena não fique na mão de instituições que não são sérias – declarou.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) cobrou um maior compromisso da sociedade em denunciar desvios na aplicação de verbas públicas. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que já há índios e índias preparados para gerir a política indigenista no país.



11/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede mais empenho do governo em ações de saúde

Senadores vão debater ações do governo federal voltadas para as mulheres

Assembléia valoriza ações voltadas para educação, saúde e assistência social

Em homenagem ao Dia das Mães, Mozarildo pede prioridade às mulheres nas políticas de saúde

Wellington Dias pede aprovação de projeto com ações voltadas à primeira infância

Programa de rádio Brasileiras tem edição especial sobre ações voltadas à saúde da mulher