Mozarildo pede mais atenção do governo para a região Norte



Embora reconhecendo a ocorrência de avanços importantes na região Norte no que diz respeito à redução dos níveis de desigualdade econômica e social, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) pediu mais empenho do governo no sentido de estimular o desenvolvimento sustentável daquela região.

Entre as melhorias verificadas na região Norte, o senador citou o aumento no número de crianças matriculadas na escola nos últimos anos, conforme censo do Ministério da Educação. Quanto à produção cultural da região, Mozarildo referiu-se aos estudos arqueológicos, antropológicos e lingüísticos desenvolvidos pelo Museu Emílio Goeldi, localizado no Pará.

Em relação à geração de energia elétrica, o senador informou que o potencial hidráulico da região Norte - 44% da capacidade total do país - será ampliado com a construção do sistema Belo Monte, previsto para funcionar plenamente em 2008. Outro avanlo, na sua opinião, é o fato de a Amazônia ter-se destacado cada vez mais no setor do ecoturismo.

Mozarildo registrou ainda a importância do Amazontech 2001 - Novos Rumos para a Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis na Amazônia, evento realizado recentemente em Boa Vista (RR) com a finalidade de difundir novas tecnologias que permitam a exploração sustentável dos recursos naturais da região amazônica.

O senador reiterou ainda seu apelo por medidas governamentais que promovam o desenvolvimento da região Norte, ressaltando que os avanços econômicos e sociais enumerados por ele são ainda insuficientes para garantir condições de vida razoáveis à população daquela região.

19/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO REIVINDICA MAIS ATENÇÃO PARA A REGIÃO NORTE

Mozarildo cobra mais atenção do governo com a região da Amazônia e faixa de fronteira

Mozarildo pede atenção do governo para a Embrapa

Mozarildo quer mais colégios militares na Região Norte

Mozarildo pede mais recursos para o Norte e Nordeste

MOZARILDO RECLAMA MAIS ATENÇÃO DO GOVERNO PARA A AMAZÔNIA