Mozarildo pede 'mutirão' em defesa dos médicos e usuários de planos de saúde



Em pronunciamento nesta segunda-feira (29), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou preocupação com a situação dos médicos, que têm protestado contra o agravamento das condições de atendimento nos planos de saúde. Para o parlamentar, que é médico, é preciso um "verdadeiro mutirão" em defesa da categoria e principalmente do paciente.

- Do jeito que nós estamos, temos um setor de saúde doente sobre todos os aspectos, doente no que tange a tristeza de ver aquelas filas intermináveis nos hospitais, a ver hospitais que atendem as pessoas deitadas nos corredores e o pior, ver o aviltamento da profissão pelo pagamento irrisório através dos planos de saúde - lamentou.

Na avaliação de Mozarildo, o médico e demais profissionais da área de saúde sofrem "deterioração" de suas carreiras diante da busca por lucro que marca a atuação das operadoras de planos. Segundo ele, além do baixo valor pago pela consulta médica, os planos exigem produtividade e impõem regras sobre o procedimento médico.

- Todas essas coisas estarrecem e revoltam a população e, sobretudo, desanimam os mais jovens de serem médicos.

O senador registrou sua solidariedade aos médicos, manifestando a esperança de que o movimento alerte a população quanto ao descumprimento das obrigações dos planos de saúde.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse estar preocupada com a situação de endividamento de entidades filantrópicas que atuam no atendimento hospitalar, em decorrência dos baixos preços dos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



29/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo apoia movimentação dos médicos contra baixa remuneração paga por planos de saúde

Mozarildo Cavalcanti pede mutirão para ‘salvar’ a saúde pública

Geovani Borges critica planos de saúde e pede que governo interfira na 'guerra' entre operadoras e médicos

Mozarildo Cavalcanti registra paralisação dos médicos do SUS e pede mais apoio para a saúde

Usuários terão 87 novos procedimentos cobertos por planos de saúde

Reclamações de usuários de planos de saúde serão monitoradas por e-mail