Mozarildo pede punição para Cintas-Largas da reserva Roosevelt



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu a necessidade de os índios Cintas-Largas que -assassinaram- 29 garimpeiros na reserva Roosevelt, em abril passado, serem processados e devidamente punidos pela Justiça. Caso contrário, disse ele, o Brasil cairá ainda mais no conceito já baixo que tem no mundo desenvolvido, pelas freqüentes violações dos direitos humanos.

- Digo -assassinaram- e sei que com isso desagrado certos grupos de militantes da defesa dos índios, que os tomam sempre como inimputáveis. Mas eu pergunto: que defensores são esses, que parecem julgar os índios incapazes de compreensão dos próprios atos, como se fossem débeis mentais ou seres amorais? - indagou.

O senador exibiu em seu pronunciamento elementos de reportagens recentes publicadas em jornais do Centro-Sul e do Norte do país, e opiniões de especialistas, com o objetivo de realçar o que ele chamou de -realidades múltiplas-. Neste sentido, defendeu que há índios pobres, vivendo em dificuldades, índios remediados, mas que precisam de maior apoio, índios emancipados e índios envolvidos em delitos de gravidade considerável.

Citando reportagem da Folha de Boa Vista, Mozarildo questionou por que os 19 sem-terra mortos em Eldorado dos Carajás entraram para a História como mártires de uma causa justa, vítimas de um Estado cúmplice de elites arcaicas, enquanto os garimpeiros correm o risco de serem considerados bandidos e invasores de terras.

De acordo com o senador, o próprio Conselho Indigenista Missionário (Cimi) desmistifica a idéia de que todos os índios pertenceriam a duas categorias: ou isolados e com hábitos rudimentares, ou aculturados. O que falta, segundo Mozarildo, é um programa específico de financiamento agrícola para ajudar povos como os caingangues, que moram no oeste de Santa Catarina e plantam e comercializam milho e arroz.

- Enfrentam, porém, uma dificuldade: como suas terras pertencem à União, eles estão forade qualquer plano de financiamento do Governo para a agricultura, porque não podem oferecer suas terras como garantia - exemplificou .



04/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques denuncia fome, miséria e abandono dos índios cintas-largas

Mozarildo quer regulamentar mineração na reserva Roosevelt

Subcomissão de Segurança Pública ouvirá autoridades sobre o massacre na Reserva Roosevelt

Raupp: é hora de dar resposta à apreensão do povo de Rondônia pelo massacre na Reserva Roosevelt

Mozarildo pede que demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol seja decidida pelo STF

Mozarildo pede que Polícia Federal restabeleça a ordem na reserva Raposa/Serra do Sol