Raupp: é hora de dar resposta à apreensão do povo de Rondônia pelo massacre na Reserva Roosevelt



Em pronunciamento nesta terça-feira (20) em que destacou a apreensão do povo rondoniense com o desenrolar do massacre de garimpeiros na Reserva Indígena Roosevelt, em Rondônia, e dos detentos do Presídio Urso Branco, em Porto Velho, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que "a hora da resposta é agora":

- Compreendemos as dificuldades conjunturais que podem ter retardado as soluções desses episódios lamentáveis. Porém, não podemos nos aquietar com as notícias estampadas no Brasil e até no exterior sobre o clima de barbárie, de selvageria que estaria reinando em Rondônia - protestou Raupp.

Ele ressaltou que as autoridades foram alertadas em tempo hábil sobre as possibilidades de conflito na Reserva Roosevelt.

- Quais as razões para a demora em socorrer as vítimas e retirar os mortos?, pergunta a população do meu estado - disse. No conflito entre índios e brancos, lembrou o senador, já acharam 29 mortos, enquanto no Presídio Urso Branco já seriam nove.

As autoridades de Rondônia "não claudicaram em suas atribuições", disse o senador, para quem "culpados existem e em ambos os casos subsistem razões". A apreensão do povo de Rondônia aumenta, segundo Raupp, porque se comenta muito que os brancos vão retaliar os índios pelas "atrocidades" cometidas contra os garimpeiros.

Ele assegurou que a bancada de Rondônia não se furtará a continuar discutindo os problemas e trabalhar pela construção de suas soluções.



20/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão de Segurança Pública ouvirá autoridades sobre o massacre na Reserva Roosevelt

Raupp faz apelo a autoridades pela pacificação de reserva em Rondônia

Valdir Raupp agradece ao povo de Rondônia sua reeleição

Mozarildo quer regulamentar mineração na reserva Roosevelt

Mozarildo leva apelo do povo de Roraima pelo fim de conflito na reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo pede punição para Cintas-Largas da reserva Roosevelt