Mozarildo presta homenagem ao profissional de Educação Física



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) lembrou, em pronunciamento, o transcurso do Dia do Profissional de Educação Física, em 1º de setembro. Ele destacou o papel formador do professor de educação física no processo civilizatório do país, e saudou os cinco anos de criação do Conselho Federal de Educação Física (Confef), ressaltando a importância da entidade para a disseminação da prática esportiva no Brasil.

- Diante das realizações do conselho, as declarações indicam a expansão e a properidade de uma área que somente tem somado vitórias - assinalou Mozarildo Cavalcanti, observando que a educação física se instalou no Brasil ainda durante o Império, quando a atividade firmou espaço nas leis e decretos sobre o assunto.

Para o senador, é inegável a força e a dimensão que a Educação Física adquiriu no Brasil na últimas décadas, culminando com o reconhecimento constitucional da atividade desportiva na Constituição de 1988, que inclui dispositivo estabelecendo que ao Estado compete fomentar práticas esportivas como direito individual do cidadão, estimulando o desenvolvimento de habilidades motoras, atitudes, valores e conhecimento.

O senador destacou ainda o esforço que o estado de Roraima tem feito para responder às exigências constitucionais de obrigações oficiais do Estado com a educação física.

- Lá a licenciatura plena em Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) prepara o acadêmico para ocupar o lugar do agente inovador e transformador da educação esportiva - finalizou.                         



08/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei de Otomar Vivian valoriza o profissional de Educação Física

Otomar recebe o primeiro registro profissional de Educação Física

Projeto aprovado institui 1º de setembro como dia do profissional de educação física

Senado realiza sessão especial para celebrar o Dia Nacional do Profissional de Educação Física

Mozarildo Cavalcanti presta homenagem ao PTB

Mozarildo presta homenagem à mulher