Mozarildo protesta contra retirada de famílias da reserva Raposa Serra do Sol



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) protestou em Plenário, nesta sexta-feira (7), contra o tratamento dado às 458 famílias que estão sendo retiradas da reserva indígena Raposa Serra do Sol, numa área da fronteira com a Venezuela e a Guiana. Segundo o senador, as pessoas estão sendo retiradas do local de maneira arbitrária, sem pagamento de indenizações justas e sem assentamento adequado.

Ainda de acordo com o senador, a Polícia Federal montou uma "mega operação", atendendo a uma determinação da Fundação Nacional do Índio (Funai),para tirar as famílias que ainda estão no local. Mozarildo Cavalcanti ressaltou que a operação está sendo realizada sem autorização judicial. O senador disse que se encontrou na quinta-feira (6) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto, responsável pelo julgamento da ação, e que o ministro prometeu examinar com celeridade a questão.

- Se o imperador [referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva] quer retirar aquele pessoal de lá, que o faça decentemente, respeite as pessoas e faça dentro da lei - afirmou.

Mozarildo considerou que as condições em que se encontram as famílias expulsas são similares às impostas às pessoas pelo regime nazista ou soviético.

07/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo protesta contra operação da PF na reserva Raposa/Serra do Sol

Mozarildo quer evitar retirada de não-índios da reserva Raposa Serra do Sol

Famílias excluídas da reserva Raposa-Serra do Sol vão à Justiça, informa Mozarildo

Mozarildo parabeniza STF por decisão contra demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol

Mozarildo volta a protestar contra demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo lê artigo de Aldo Rebelo contra demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol