Mozarildo quer aprimoramento da gestão para melhorar a saúde



Investir mais recursos, erradicar a corrupção e aprimorar os processos de gestão em todo o território nacional são medidas necessárias para resolver os problemas da saúde no Brasil. A avaliação é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), ao registrar, em Plenário, o Dia do Médico, celebrado nesta sexta-feira (18).

O senador também destacou a aprovação nesta quarta-feira (16) da Medida Provisória (MP) 621/2013, que cria o Programa Mais Médicos. Para ele, essa fase emergencial para atender a demanda na área de saúde deve se transformar em um plano de Estado permanente.

Ainda na avaliação de Mozarildo, o profissional deve ser valorizado com bom salário e condições para atender os pacientes em localidades com falta desses profissionais. Com esse objetivo, defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2011 que cria a carreira de médico do Estado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

- Apesar da massificação do sistema precisamos resgatar a relação médico-paciente, que seja uma relação duradoura e que haja uma confiança recíproca. O médico precisa ver no paciente, sobretudo, um ser humano e não uma doença. O médico não lida apenas com máquinas, papéis e materiais. O médico lida, sobretudo e sempre, com a vida – ressaltou Mozarildo Cavalcanti.



18/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo e Augusto Botelho aplaudem recomendações do TCU para melhorar serviços de saúde a índios

Wilson Santiago pede aprimoramento da legislação para melhorar a vida de aposentados e pensionistas

Ruben Figueiró quer plano para melhorar a saúde

Mozarildo denuncia má gestão da saúde pública em Roraima

Mozarildo diz que problema da saúde no Brasil não é falta de dinheiro, mas corrupção e má gestão

DataSenado: brasileiro quer gestão mais eficiente para a saúde