Wilson Santiago pede aprimoramento da legislação para melhorar a vida de aposentados e pensionistas




Ao participar da homenagem aos aposentados e pensionistas nesta segunda-feira (25), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu o aprimoramento da legislação para assegurar qualidade de vida a essa parcela da população. O senador destacou, por exemplo, a necessidade de se buscar meios para amenizar o sofrimento dos idosos que não têm condições de arcar com o custo de seus medicamentos.

Wilson Santiago disse que os brasileiros economicamente ativos estão preocupados com a chegada da velhice. Ele informou que, segundo pesquisa realizada em 2008 pelo Banco HSBC, 79% dessas pessoas temem depender dos outros na velhice; 76% têm medo do surgimento de alguma doença; e 69% se preocupam com a possibilidade de não dispor de dinheiro quando idosos.

Apesar de terem contribuído com o crescimento do Brasil, ressaltou o senador, muitos aposentados precisam retornar ao mercado de trabalho para que possam sobreviver, bem como para ajudar na sobrevivência de seus familiares. Para o senador, a aposentadoria deveria ser um momento em que o trabalhador aproveita com tranquilidade o descanso depois de trabalhar por muitos anos. Essa situação, disse, nem sempre acontece.

- Infelizmente, esse período de descanso não existe. Para a maioria, ele é marcado por angústias e preocupações. Além dos desafios financeiros que fazem parte do dia a dia dos aposentados, somam-se as preocupações com a saúde, com a fragilidade física que a velhice traz - observou Wilson Santiago.



25/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago diz que é preciso melhorar a segurança pública

Wilson Santiago pede atenção para vigência da Lei da Ficha Limpa

Wilson Santiago pede melhoria salarial para defensores públicos

Wilson Santiago pede melhores condições de trabalho para os advogados públicos

Wilson Santiago pede fortalecimento do SUS

Paulo Paim pede solução para aposentados e pensionistas do Aerus