Mozarildo quer fontes de energia confiáveis para Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu nesta terça-feira (16) o uso de fontes de energia confiáveis para o estado de Roraima. O senador mostrou preocupação com o fato de a energia elétrica que abastece o estado vir da Venezuela. Neste mês, completaram-se dez anos da inauguração da linha de transmissão de energia elétrica do país vizinho para Roraima.
- Se amanhã qualquer problema acontecer na Venezuela, nós podemos entrar num verdadeiro apagão de energia, portanto é muito importante que nós tenhamos estrategicamente dentro do estado uma fonte de energia confiável - alertou.
Mozarildo lembrou que o projeto de decreto legislativo (PDS) 434/2006, de sua autoria, que autoriza o aproveitamento dos recursos hídricos situados na Cachoeira do Tamanduá, na Região do Rio Cotingo, em Roraima, já foi aprovado pelo Senado, mas ainda tramita na Câmara dos Deputados. A autorização é necessária porque a região é demarcada como terra indígena.
Sobre a instalação de usinas na Guiana e a importação de energia pelo Brasil, que vem sendo discutida pelos governos dos dois países, o senador, acredita que não seja a melhor solução.
- Pelo contrário, nós poderíamos ter uma usina em Roraima e exportar energia para a própria Guiana - sugeriu.
Homenagem
O senador homenageou a escola Oswaldo Cruz, em Boa Vista (RR), que completa 62 anos de fundação. O senador, que estudou os primeiros anos do ensino fundamental na escola, afirmou guardar boas recordações e elogiou a qualidade do ensino. Mozarildo também usou seu exemplo para passar uma mensagem aos alunos.
- Procurem, de fato, estudar. É possível a um aluno lá da Escola Oswaldo Cruz concluir seus estudos, se tornar médico e chegar a ser senador da República - aconselhou.
16/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo cobra redução de tarifa de energia para Roraima
Mozarildo volta a cobrar obras de energia elétrica para Roraima
ONU quer universalizar serviços de energia com fontes renováveis
Mozarildo teme problemas de energia em Roraima
Plano de energia quer utilizar mais as fontes renováveis
Mozarildo quer solução para pendências entre Venezuela e Roraima