Mozarildo quer que estados da Amazônia sejam incluídos na agenda de intercâmbio com outros países
Barack Obama é um homem que vê o mundo com o olhar do presente voltado para o futuro. As observações que ele fez durante o período em que esteve em Brasília e no Rio de Janeiro deixaram claro que as relações entre os Estados Unidos e o Brasil poderão experimentar novos tempos. Mesmo expressando essas opiniões positivas a respeito da visita do presidente norte-americano, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu a necessidade de os estados da Amazônia Setentrional serem incluídos na agenda de intercâmbio entre os dois países.
- Mesmo localizados geograficamente mais próximos dos Estados Unidos, nós, do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá não dispomos de uma política federal que facilite o intercâmbio comercial com aquele país. A agenda é concentrada no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Temos que melhorar a inserção dos estados da Amazônia não só com os Estados Unidos, mas também com os países do Mercosul e da América Central com o Canadá, o México e a Venezuela - defendeu Mozarildo.
O senador por Roraima também analisou quadro publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, intitulado "Os dilemas de uma antiga amizade", contendo a posição do Brasil e dos Estados Unidos a respeito de diversos assuntos econômicos e políticos. Um dos temas políticos é a admissão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Enquanto os Estados Unidos continuam sem endossar tal pretensão, o governo brasileiro trabalha para que essa posição seja revertida.
Na economia, o jornal trata, por exemplo, da questão do etanol. O Estado de S. Paulo explica que os Estados Unidos prorrogaram por mais um ano a política protecionista contra o etanol brasileiro. O governo norte-americano subsidia em 45 centavos de dólar por galão os produtores locais de etanol. Também taxa o álcool brasileiro em 54 centavos por galão e mais 2,5%, para poder ingressar no mercado americano. O Brasil quer a eliminação ou a redução dessas taxas.
21/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
COP 10 - Monitoramento por satélite na Amazônia é modelo para outros países
Agenda brasileira de trabalho decente para jovens poderá ser levada a outros países
Vacinação é recomendada para quem vai visitar alguns estados e outros países
Alvaro Dias quer fim de sigilo de empréstimos do BNDES a outros países
Brasil quer atrair cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países, diz Dilma
Senado quer informações sobre acordo do Brasil com outros países na área de inteligência