Mozarildo registra crescimento de Roraima e pede investimento do governo
O governo federal deve investir maciçamente no estado de Roraima, que tem registrado a mais elevada taxa de crescimento populacional do país nas últimas décadas, afirmou o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) nesta quinta-feira (29). Ele citou números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atestando que o estado recebeu dezesseis novos moradores por dia, entre 1991 e 1996. Para o senador, o Congresso e o país também devem descobrir as potencialidades do estado.
De acordo com o IBGE, Rorainópolis, situada a 300 quilômetros da capital Boa Vista, viu sua população passar de 7 mil para 28 mil habitantes no período de 1997 a 1999. Roraima, em 2000, registrou mais de 11 mil novos habitantes, número que se manteve estável em 2001, mas que saltou para 12.270 em 2002, segundo dados destacados pelo senador.
O Censo de 2000, acrescentou Mozarildo, assinalou a entrada de 117 mil migrantes em Roraima nos nove anos precedentes, sendo que pelo menos 83 mil deles permaneceram no estado, observou o senador.
- É esse estado menino, com apenas treze anos de vida, que surge como esperança para os milhares de migrantes que todos os dias adentram suas fronteiras em busca de uma vida digna, uma vida cidadã, num local mágico adormecido, onde possam erguer as fundações de suas moradias - disse o senador.
29/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo registra instauração de investigação contra governo de Roraima pelo MPF
Mozarildo registra 16 anos de Roraima e cobra do governo a transferência de terras da União
Mozarildo pede ao governo medidas emergenciais para Roraima
Mozarildo pede ao governo projeto para desenvolver Roraima
Mozarildo pede que governo autorize Roraima a comprar combustíveis da Venezuela
Mozarildo pede que Ministério Público apure denúncias de corrupção contra governo de Roraima