Mozarildo registra passagem do Dia Mundial Sem Tabaco



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou a passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31). Em sua opinião, os governos, as instituições como as igrejas, escolas, rotaries, lares, maçonaria e a própria sociedade devem atentar para os riscos do hábito de fumar e engajar-se para ajudar na diminuição da prática.

Em 2011, a campanha da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que todos os anos elegem um tema de grande relevância para as ações mundiais de controle do tabaco e o coloca em evidência, chama atenção dos governos para a necessidade de cumprir o previsto na Convenção Quadro Para o Controle do Tabaco, tratado internacional firmado por 192 países, que traz uma série de medidas a serem adotadas para reduzir a epidemia de tabagismo no mundo, explicou o senador.

- A aplicação das diretrizes ajuda a reduzir o número de fumantes e a mortalidade, alem de baixar os custos de tratamento e internações hospitalares - disse o senador, que é médico.

No Brasil, a data será marcada por manifestações nos estados e municípios e pela realização de eventos como o Fórum de Entidades Médicas sobre Tabagismo que ocorrerá no Senado. O evento é de iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, da Sociedade de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Oncologia

Mozarildo citou dados publicados pela imprensa com informações sobre o tabagismo, como o fato de que fumantes têm mais chance de desenvolver doenças do tecido ósseo. Também se estima que, até 2030, o cigarro poderá matar 8 milhões de pessoas, e desse total, 600 mil são fumantes passivos. Por esse motivo, disse o senador, estados, municípios e a própria União devem adotar leis mais severas para o fumo em ambientes fechados, em ambientes públicos.

O parlamentar informou ainda que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) dispõe de um site para quem quer obter informações sobre o tabagismo: www.inca.gov.br/observatoriotabaco



31/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo registra a passagem do Dia da Justiça

MOZARILDO REGISTRA A PASSAGEM DO DIA DO MAÇOM

Mão Santa registra passagem do Dia Mundial da Saúde

Eduardo Lopes registra passagem do Dia Mundial da Água

Mozarildo Cavalcanti registra passagem de um ano da morte do ex-governador Ottomar Pinto

Brasil comemora Dia Mundial sem Tabaco