Mozarildo vai pedir à Assembléia Legislativa de Roraima que aprove título de 'persona non grata' para o presidente Lula



"Vou pedir à Assembléia Legislativa de Roraima que vote um título de persona non grata do estado ao presidente Lula, para que ele não precise mais ir lá, para que não tenha mais o trabalho de ir lá", comunicou o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), ao registrar a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início da semana, à terra indígena Raposa Serra do Sol. Para o senador, a visita foi um deboche e uma desconsideração com o povo roraimense.

O fato de a comitiva presidencial ter optado por desembarcar na cidade de Pacaraima, no norte de Roraima, ao invés de na capital, Boa Vista, motivou Mozarildo a declarar que o presidente Lula entrou no estado "pela janela", ao invés de "pela porta da frente". O senador acrescentou que o fato de a programação ter se desenrolado apenas na comunidade indígena de Maturuca, no município de Uiramutã, excluiu da festa de comemoração do Dia do Índio as demais etnias da região.

A comunidade visitada pelo presidente da República, segundo Mozarildo Cavalcanti, é o "quartel-general" do Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização não-governamental que trabalhou pela demarcação da reserva Raposa Serra do Sol e que, de acordo com o senador, seria parceira de várias ONGs estrangeiras. Ele completou que o CIR teria assinado convênios indevidamente com a Funai e aplicado recursos indevidamente.

- O presidente Lula foi lá apenas fazer charme e ser fotografado de cocar, com arco e flecha nas mãos, para aparecer na imprensa nacional e internacional. Ele quer dar a entender que é o cara, é o bom moço que está cuidando dos indiozinhos lá de Roraima. Ele quer aparecer como o grande estadista que se preocupa com as chamadas minorias, embora os índios do CIR não representem os índios de Roraima - criticou Mozarildo Cavalcanti.



22/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo: ministro da Justiça vai ser declarado persona non grata em Roraima

Magno Malta: Evo Morales deve ser considerado "persona non grata" no Brasil

Mozarildo: 'Presidente Lula não é bem vindo em Roraima'

Mozarildo diz que vai pedir intervenção no governo de Roraima

Mozarildo vai pedir fiscalização nos gastos com educação em Roraima

OAB deve pedir intervenção federal no sistema penitenciário de Roraima, diz Mozarildo