Mozarildo vai pedir fiscalização nos gastos com educação em Roraima
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) anunciou nesta terça-feira (14) que vai enviar ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Ministério Público Federal (MPF), à Controladoria Geral da União (CGU) e a outros órgãos de fiscalização para queapurem os gastos feitos na área de educação em seu Estado.
O anúncio foi feito em pronunciamento nesta terça-feira (14) da tribuna do Plenário, de onde Mozarildo informou, com base em matéria publicada pela imprensa, que os alunos de Roraima ficaram em vigésimo lugar entre os 20 mil brasileiros que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009. O estado teria sido o segundo que mais investiu em educação no Brasil no mesmo período.
Segundo o senador, o Distrito Federal, que mais investiu em educação (R$ 4,8 bilhões), foi também o mais bem avaliado no programa. Nessa lógica, ele avalia que a colocação de Roraima poderia ter sido melhor.
- O meu estado foi o segundo que mais investiu, com R$ 4,3 bilhões. Ora, se esse investimento fosse proporcional, Roraima deveria ocupar o segundo lugarna pesquisa e não o vigésimo lugar - afirmou.
Caos
Para Mozarildo, só há uma constatação possível a ser fazer, já que, segundo explicou, as escolas de seu estado "estão caindo aos pedaços, os professores são mal remunerados e o transporte escolar está um caos":
- A Secretaria de Educação se transformou num balcão para fazer a corrupção e está aí o resultado - constatou o senador, para quem é preciso que as autoridades públicas tomem uma providência imediata com relação ao futuro do seu estado e as gerações que hoje estão nos bancos escolares.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que não basta o dinheiro chegar na ponta. Tem de chegar também na cabeça dos alunos, caso contrário, "não adianta nada".
14/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo diz que vai pedir intervenção no governo de Roraima
OAB deve pedir intervenção federal no sistema penitenciário de Roraima, diz Mozarildo
Mozarildo vai pedir à Assembléia Legislativa de Roraima que aprove título de 'persona non grata' para o presidente Lula
Mozarildo pede fiscalização rigorosa na construção de hospital universitário em Roraima
Mozarildo denuncia corrupção e pede fiscalização conjunta nas estradas de Roraima
Mozarildo aplaude política de educação em Roraima