Mozarildo: ministro da Justiça vai ser declarado persona non grata em Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que a Assembléia Legislativa de Roraima vai votar uma moção declarando o ministro da Justiça, Tarso Genro, persona non grata (em significado literal, "pessoa não bem-vinda") no estado. Adiantou ainda que, nesta semana, a assembléia aprovou nota em que acusa o ministro de agir como "ditador" ao ir a Roraima "cercado por verdadeira tropa de elite" e mandar a Polícia Federal "prender cidadãos e transferi-los para Brasília sem sequer ouvir o Judiciário sobre o fato".

Conforme acrescentou o senador, a mesma nota repudia o ministro por ter afirmado que "o Estado Democrático de Direito está chegando em Roraima agora". Os deputados estaduais sustentam que o "senhor ministro tem a presunção de que é democrático e de direito apenas aquilo que o mesmo pensa".

Mozarildo Cavalcanti também leu matéria publicada no último domingo (18) pelo jornal norte-americano The New York Times, sob o título "De quem é a Amazônia, afinal?", onde se discute o domínio na região e afirma-se que "o Brasil está preocupado com a soberania da floresta amazônica". Para o senador, a reportagem deve levar os brasileiros a desconfiarem de que "a velha trama de ocupação da Amazônia continua em marcha".

O senador citou várias declarações feitas nas últimas décadas por autoridades mundiais questionando que a Amazônia seja dos brasileiros, e não da humanidade, como a ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o atual presidente americano George W. Bush e, por último, Pascal Lamy, ex-comissário de comércio da União Européia. Para Mozarildo, as notícias sobre aquecimento global e produção de etanol trouxeram de volta as pressões sobre a Amazônia.

- O próprio governo brasileiro está colaborando com esse plano de internacionalização da Amazônia. Como? Criando imensas reservas ecológicas na região, que ficam ao Deus dará. Criando imensas reservas indígenas nas fronteiras, corredores ecológicos, e aprovando o projeto das gestão das florestas - opinou.

Mozarildo foi apoiado, em aparte, pelo senador Augusto Botelho (PT-RR), sobre o receio de internacionalização da Amazônia.



21/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo vai pedir à Assembléia Legislativa de Roraima que aprove título de 'persona non grata' para o presidente Lula

Magno Malta: Evo Morales deve ser considerado "persona non grata" no Brasil

No Dia da Justiça, Mozarildo homenageia Judiciário de Roraima

MOZARILDO ELOGIA DESEMPENHO DA JUSTIÇA DE RORAIMA

Mozarildo comemora 20 anos do Tribunal de Justiça de Roraima

Mozarildo Cavalcanti registra os 21 anos do Tribunal de Justiça de Roraima