Mozarildo volta a defender crescimento econômico
Somente o revigoramento da atividade econômica fará com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa cumprir a sua principal promessa de campanha, que é ampliar em larga escala o mercado de trabalho, afirmou o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR). Para o senador, enquanto a criação de novas oportunidades de trabalho não chegam, torna-se necessário que o governo promova ações destinadas a fornecer ao cidadão desempregado proteção social, a começar pela qualificação profissional.
- A luta é, de fato, por cidadania. O que queremos é que todos os brasileiros tenham direito ao trabalho, alimentação, moradia, saúde e educação. A batalha contra a pobreza é a batalha pela cidadania plena. E o Brasil vai vencer essa luta - previu Mozarildo Cavalcanti, ao observar que já amadurece na sociedade a visão de que o problema da pobreza pode ser resolvido caso sejam levados em conta os postulados democráticos e humanistas.
O senador por Roraima reconheceu, entretanto, que a busca pela melhor qualidade de vida dos cidadãos não pode contar apenas com o Estado brasileiro, já que os recursos, observou, são limitados. A seu ver, a batalha pelo desenvolvimento e pela inclusão social requer muito mais e passa pelo engajamento do empresariado, das organizações não-governamentais, das sociedades religiosas e das representações comunitárias.
Para Mozarildo Cavalcanti, a consciência pela plena cidadania começa a tomar o lugar do simples assistencialismo, o que considera um ponto positivo. Ele disse que o horizonte pelo qual hoje se voltam os brasileiros, "é o de um país povoado de cidadãos, de pessoas qualificadas pela educação e pelo conhecimento, conscientes dos seus direitos e aptas para travarem a batalha pelo desenvolvimento e pela igualdade social".
26/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo volta a defender cassação do governador de Roraima
Mozarildo volta a defender regularização das terras na Amazônia
Mozarildo comemora crescimento econômico na Amazônia
Mozarildo vincula crescimento econômico ao fortalecimento da democracia
Mozarildo volta a defender carreira específica para juízes eleitorais
Mozarildo volta a defender plebiscito sobre criação do estado de Carajás