Mozarildo volta a denunciar corrupção na eleição em Roraima




Matéria retificada em 22/12/2010 às 10h51

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) voltou a usar a tribuna do Plenário, nesta terça-feira (21), para fazer uma denúncia de corrupção nas eleições para o governo de seu estado. Ele disse que aproveitava a penúltima sessão deste ano para relembrar o caso e que cobrará sua apuração em 2011.

Segundo Mozarildo, o atual governador, José de Anchieta Júnior - cujo nome não citou no discurso -, utilizou a Rádio Roraima, estatal, para fazer propaganda de sua gestão. E acrescentou que o Diário Oficial do Estado também foi usado como instrumento de propaganda eleitoral.

O senador afirmou que o governador fez também "um negócio inusitado": pagava aos eleitores para não votar. Confiscava o título de eleitor e a carteira de identidade até depois das eleições, quando pagava pela abstenção do eleitor.

Ele informou que o atual governador perdeu no primeiro turno para Neudo Campos (PP) por uma diferença de 5.680 votos, ou pouco mais de 1% do eleitorado. No primeiro turno, o comparecimento de eleitores às urnas foi de 86,2%. Já no segundo turno, quando o comparecimento caiu para 81,6%, José de Anchieta ganhou por 1.759 votos, ou 0,7% do eleitorado.

De acordo com Mozarildo, Neudo Campos entrou com ação contra José de Anchieta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por utilização da Rádio e do Diário Oficial para propaganda eleitoral. A utilização da Rádio Roraima também foi contestada em ação impetrada pelo Ministério Público Federal no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O próprio Mozarildo entrou com dois pedidos de impeachment contra o atual governador. De acordo com o senador, José de Anchieta feriu a Constituição ao não repassar os duodécimos devidos aos órgãos do Executivo e também aos outros poderes, no intuito de reter a verba orçamentária e usá-la para praticar corrupção durante a campanha.



21/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo volta a denunciar o governo de Roraima por corrupção

Mozarildo volta a denunciar corrupção no governo de Roraima

Mozarildo volta a denunciar corrupção em obras de rodovias em Roraima

Mozarildo diz que não vai parar de denunciar corrupção em Roraima

Mozarildo volta a denunciar irregularidade no governo de Roraima

Mão Santa volta a denunciar corrupção no governo Lula