Mozarildo: Zona Franca de Manaus bate recorde de empregos



Em outubro passado, a Zona Franca de Manaus bateu o seu recorde de empregos dos últimos dez anos, enquanto no resto do país a situação continuava crítica, afirmou em discurso o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR). Conforme o jornal Valor Econômico, citado pelo senador, 68 mil pessoas estavam empregadas nas mais de 400 empresas de Manaus, produzindo especialmente equipamentos eletrônicos.

Para ele, Manaus é a prova de que centros regionais incentivados são fundamentais para no desenvolvimento do país. No caso específico, ponderou Mozarildo, são empregos de elevada qualidade, exigindo mão de obra qualificada. Mais: os salários da Zona Franca foram corrigidos, em média, em 18,32% no mês de agosto, revelando uma situação inusitada comparando-se com o restante do país.

Conforme o senador de Roraima, a maior parte da produção de Manaus é exportada, ou para outros estados ou para o exterior. A fronteira com países andinos e a facilidade de escoamento da produção para a Venezuela e os países do Caribe e das Américas Central e do Norte, coloca a Amazônia em situação bastante competitiva, acrescentou Mozarildo. Lembrou que a BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, capital de Roraima, -é o caminho natural- para a venda dos eletrônicos de Manaus.

- A Amazônia Ocidental é uma região com grandes potencialidades econômicas. De um lado, temos a riqueza biológica da floresta amazônica e o seu incrível potencial para desenvolver áreas como medicina, indústria farmacêutica, química, piscicultura, agroindústria e turismo. De outro, temos a opção de pólos industriais sofisticados que preservam a floresta e seus ecossistemas - observou Mozarildo Cavalcanti.



05/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zona Franca de Manaus bate recorde de novos empregos

Zona Franca de Manaus alcança novo recorde de empregos

Zona Franca de Manaus inicia ano com recorde de empregos para janeiro

Governo quer inserir Zona Franca de Manaus em plano para gerar empregos

Vanessa Grazziotin registra faturamento recorde na Zona Franca de Manaus

Mozarildo defende manutenção da Zona Franca de Manaus