Mozarildo defende manutenção da Zona Franca de Manaus
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu a manutenção do modelo atual da Zona Franca de Manaus diante dos progressos alcançados nos seus 37 anos de existência. Ele ressaltou que somente o pólo industrial de Manaus gera 50 mil empregos diretos e 250 mil indiretos. Mais de 200 empresas estão certificadas pela ISO 9000 e muitas delas já receberam o selo verde, da série ISO 14.000, que atesta a obediência aos critérios de proteção ambiental, acrescentou.
Mozarildo disse ainda que o faturamento da Zona Franca tem sido da ordem de US$ 9 bilhões por ano e é distribuído em pólos de diversos setores, como eletroeletrônico, termoplástico, ótico, metalúrgico, químico, relojoeiro, informática, duas rodas, brinquedos, canetas e isqueiros.
- É preciso destacar um aspecto importantíssimo: para cada real de incentivo fiscal concedido, o poder público arrecada cerca de R$ 0,90 em tributos e contribuições. Isso significa que a política de incentivos fiscais adotada na Zona Franca de Manaus é salutar não apenas por induzir o crescimento econômico da região, mas também por evitar a sangria dos cofres públicos - frisou.
Mozarildo também defendeu a modernização do pólo industrial, a localização de investimentos produtivos em outros espaços da Amazônia Ocidental e a exploração das potencialidades econômicas da região. Ele apontou o ecoturismo, a piscicultura, a agroindústria e a biodiversidade, como áreas que podem ser exploradas.
12/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin pede manutenção da alíquota de ICMS da Zona Franca de Manaus
Mozarildo aplaude 37º aniversário da Zona Franca de Manaus
Mozarildo: Zona Franca de Manaus bate recorde de empregos
Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus
Eduardo Braga defende prorrogação da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin defende manutenção de incentivos fiscais pela Zona Franca