MP quer fortalecer o planejamento em todos os níveis de governo



Um dos grandes desafios que o país tem pela frente é integrar as agendas de desenvolvimento dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – e construir coletivamente os próximos planos plurianuais (PPA’s).

Diante dessa constatação, o Ministério do Planejamento (MP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reuniram em Brasília secretários estaduais de Planejamento e técnicos dos três níveis de governo, para debater o tema durante o seminário “Desafios da interlocução federativa para o planejamento plurianual”. A abertura ocorreu nesta quarta-feira (16), no auditório do Banco Central do Brasil.

“Queremos construir uma rede nacional de planejamento, para entregar bens e serviços cada vez com mais qualidade”, explicou a secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Eva Chiavon, citando algumas das políticas públicas que, nos últimos anos, tiveram forte impacto regional: Bolsa Família, recuperação do salário mínimo, e ampliação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – além de novos instrumentos de gestão que permitiram levar à população mais carente diversos serviços na área da educação e da saúde.

Ocorre que a experiência recente com administrações estaduais mostra que os PPA’s regionais vêm sendo elaborados como “uma atividade de forte matiz técnico”. Trata-se apenas do cumprimento de uma formalidade, segundo diagnóstico do Ipea, em estudo – apresentado durante o seminário – abrangendo 10 estados brasileiros.

Visando reverter esse quadro, o Ministério do Planejamento vem fazendo um esforço para se aproximar de Estados e Municípios, como lembrou a titular da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI/MP), Esther Bemerguy.

“Os PPA’s municipais estão sendo construídos agora e merecem toda a atenção e apoio do governo federal e dos governos estaduais, para que sejam o mais qualificados possível e possam integrar essa agenda de desenvolvimento que estamos construindo”, afirmou a secretária.

Faz parte desse esforço do MP a criação das Agendas de Desenvolvimento Territorial e o programa de apoio à elaboração e implementação dos PPA’s municipais. Agora mesmo, paralelamente ao seminário, técnicos de cinco estados (SE, RN, RS, AM e BA) estão participando na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) de um curso para capacitação em elaboração e gestão de projetos.

O resultado esperado é o comprometimento de todos os entes da federação na construção do sistema nacional de planejamento. “Queremos ouvir cada vez mais e fortalecer essa parceria”, exortou a secretária Eva Chiavon. Ela assegura, ainda, que o PPA do período 2012/2015 já vem propiciando conteúdo mais estratégico, com linguagem menos contábil e mais objetiva, buscando o atingimento de metas efetivas.

A solenidade de abertura do seminário contou com a participação – além das secretárias Eva Chiavon e Esther Bemerguy – dos secretários estaduais de Planejamento da Bahia, Sérgio Gabrielle, e da Paraíba, Gustavo Nogueira (também presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento – Conseplan); do prefeito de Embu das Artes, SP, Chico Brito (também vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos); e do diretor de Estudos e Políticas Regionais do Ipea, Rogério Boueri.

Fonte:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão



16/10/2013 17:13


Artigos Relacionados


Planejamento divulga pesquisa com níveis de desenvolvimento estadual na gestão orçamentária

Fundação Procon-SP abre concurso para todos os níveis

Senado busca reverter obrigatoriedade de coligações em todos os níveis

LUZIA PROPÕE INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

PROJETO INSTITUI PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Tuma defende ação coordenada do Estado, em todos os níveis, no combate ao crime