MTur recebe prêmio por ações de promoção da transparência
No dia Internacional Contra a Corrupção (9), o Ministério do Turismo recebeu, da Controladoria-Geral da União, reconhecimento por ações inovadoras de controle interno e promoção da transparência. A Pasta foi premiada no I Concurso de Boas Práticas da CGU pela criação e implantação dos sistemas de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (SIACOR) e de Demandas Externas (SDE) do MTur. Ao todo 47 projetos de 17 ministérios se inscreveram na disputa.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que participou da cerimônia de premiação na manhã desta segunda-feira, em Brasília (DF), garantiu que a conquista é fruto de um esforço coletivo para aprimorar a gestão do ministério. “Transformar o Turismo em referência de gestão pública, com a chancela da CGU, é um reconhecimento que gostaria de dividir com todos os colaboradores da pasta”, afirmou o ministro.
Vieira falou da história recente da pasta e da importância do aprimoramento das rotinas de controle interno e transparência: “Quando assumi o Ministério do Turismo, logo após a prisão de servidores da pasta por suposto envolvimento em esquema de corrupção, percebi que a inovação da gestão seria a única alternativa para sairmos daquela situação difícil. É nos momentos de crise que surgem as melhores oportunidades”, afirmou.
Além do Ministério do Turismo, também receberam troféus os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; Integração Nacional; Educação (FNDE) e Comunicações (Central de Suprimento dos Correios). O I Concurso de Boas Práticas de Controle e Transparência da CGU foi instituído pela Portaria 1.276/2013.
SIACOR e SDE
O Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse permite a qualquer cidadão o monitoramento online de obras de infraestrutura apoiadas com recursos da pasta. Pelo site repasse.turismo.gov.br qualquer internauta pode acompanhar os valores liberados pelo ministério e checar o nível de execução de cada obra – atrasada, adiantada ou paralisada. O acesso é detalhado por estado e município.
O Sistema de Controle das Demandas Externas direciona eletronicamente as solicitações de órgãos de controle externo às áreas específicas do Ministério do Turismo. Ele facilita o relacionamento entre o MTur e órgãos de controle, como o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União e Polícia Federal. A ferramenta também monitora o prazo das demandas, emite alertas periódicos aos gestores e, com isso, facilita a entrega dos documentos nas datas estipuladas.
Fonte:
09/12/2013 20:15
Artigos Relacionados
MTur investe em plano nacional de promoção do turismo
Transparência na gestão do MTur impressiona TCU
Planejamento recebe prêmio por incentivar transparência
Alckmin recebe prêmio de Líder em Governança e Transparência
MTur retrata ações do turismo em vídeos institucionais
BB Seguridade recebe prêmio de maior oferta inicial de ações do mundo