Transparência na gestão do MTur impressiona TCU
Uma reunião entre representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério do Turismo promoveu um intercâmbio de boas práticas de gestão.
O MTur apresentou um sistema que permite o acompanhamento dos repasses de recursos para obras e uma ferramenta eletrônica de monitoramento das demandas encaminhadas por órgãos externos de controle, como o Ministério Público e a Controladoria Geral da União.
"Quando tomei conhecimento das ações que estavam sendo feitas no Ministério do Turismo fiquei muito satisfeito. Buscamos bons exemplos para o aperfeiçoamento da gestão pública a serem seguidos", comentou o presidente do TCU, Augusto Nardes. Ele relembrou o histórico da pasta e ressaltou o esforço da atual gestão em garantir transparência às ações da pasta.
O Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), desenvolvido pelo Ministério do Turismo em 2011, permite a qualquer cidadão o monitoramento online dos contratos de execução de obras de infraestrutura do MTur.
Pelo site (www.repasse.turismo.gov.br) é possível acompanhar os valores liberados pelo Ministério, percentual de execução e a situação de cada obra (atrasada, adiantada ou paralisada), com informações detalhadas por estado e município.
O Siacor também facilita a comunicação do Ministério do Turismo com os governos estaduais, municipais e órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.
Com o sistema, o MTur executou 96% de suas emendas e zerou todos os restos a pagar no ano passado. O sistema foi apresentado à Presidência da República em dezembro de 2012 em reunião interministerial e elogiado pela presidenta Dilma Roussef. A própria presidenta recomendou que o MTur compartilhasse a experiência com outras pastas.
O Sistema de Controle das Demandas Externas (www.cde.mtur.gov.br/cde) é um cadastro inteligente de solicitações de órgãos de controle externos que direciona eletronicamente os pedidos a áreas específicas do Ministério do Turismo. O sistema também monitora o prazo das demandas e emite avisos aos gestores.
O cadastro permite que órgãos de controle, como o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União e Polícia Federal solicitem documentos e informações pelo site. A iniciativa é importante no cumprimento de prazos e estreitamento da relação com parceiros estratégicos. O site foi lançado em agosto de 2013.
O ministro Gastão Vieira agradeceu a oportunidade para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Turismo e frisou que o Siacor já está em funcionamento nos ministérios das Cidades, Esporte e Cultura e está em fase implantação nas pastas da Comunicações e do Trabalho.
"A transparência é um instrumento fundamental para construirmos um modelo participativo de trabalho com a sociedade", destacou Gastão Vieira. O ministro deu ênfase à portaria 112, que regulamenta os instrumentos de repasse da pasta.
Fonte:
Ministério do Turismo
16/10/2013 10:16
Artigos Relacionados
MTur recebe prêmio por ações de promoção da transparência
São Paulo reforça preocupação com transparência na gestão
Encontro com prefeito de Londres reforça transparência da gestão de SP
Transparência de gestão no setor elétrico é defendida por especialistas
CCJ analisa propostas para ampliar transparência na gestão do Senado
Relatório de gestão aponta economia crescente e avanços na transparência