Mudanças tornam página internacional mais dinâmica



As páginas internacionais da Agência Senado ganharam cara nova. Antes em formato de jornal eletrônico, o noticiário terá agora a mesma apresentação da agência em português. Os textos, em espanhol e inglês, poderão ser postados a qualquer momento, não só às sextas-feiras.

O novo design de páginas também passa a ser mais dinâmico. Com o novo publicador, há mais possibilidades de dispor matérias na página inicial – antes o formato era limitado a apenas quatro ou cinco modelos. Portanto, a  apresentação da página poderá ser diferente a cada atualização, com valorização não só dos textos, mas principalmente de fotos e vídeos.

Também foram ampliados os textos de apoio para estrangeiros que desejam conhecer o Legislativo brasileiro e entender melhor o que se passa no Congresso, especialmente no Senado.

– Criamos em ambas as línguas um glossário técnico com os principais assuntos tratados no Senado e essas definições aparecem no formato pop-up todas as vezes em que as palavras-chave são usadas, para que o leitor não tenha dúvidas – detalha o diretor da Agência Senado, Marco Antonio Reis.

Há um texto com breve explicação sobre o processo legislativo bicameral brasileiro. Além disso, foram colocados links da Constituição federal em inglês e espanhol. A galeria de imagens exibe fotos externas da Esplanada dos Ministérios, de reuniões e sessões do Senado, além do dia-a-dia da Casa. A maioria das imagens são produzidas pela equipe de fotógrafos da agência, sendo de uso livre, desde que citado o crédito.

Na avaliação de Marco Antonio Reis as novas páginas trarão mais leitores para a Agência Senado e por isso é válido o esforço da pequena equipe encarregada de traduzir as notícias mais relevantes para o público estrangeiro no menor tempo possível.

– O Senado está no centro das decisões políticas do Brasil e essas decisões naturalmente podem alcançar interessados no mundo inteiro - explica.

O diretor da agência lembra que as decisões tomadas nas comissões temáticas e no Plenário muitas vezes influenciam bolsas de valores, multinacionais com negócios no país, representações diplomáticas do Brasil no exterior e todos os tipos de relações internacionais do país.

O foco editorial da agência continua sendo informar o público internacional sobre o que se passa no Senado, mas, na medida do possível, será traduzido um número maior de matérias com links lançados nas redes sociais – ferramenta que tem atraído grande parte dos novos leitores da página.

O serviço de newsletter enviado às sextas-feiras também muda: os cadastrados receberão um link para a página da agência em inglês ou espanhol no momento em que for publicada a matéria de maior interesse daquela semana.



06/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dinâmica do caos é tema de conferência internacional que o Inpe promove no dia 25

Atrativos naturais tornam turismo mais competitivo

Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes

Obras tornam rodovias do Sul e Centro-Oeste mais seguras

Azeredo: emergentes tornam Conselho de Segurança mais representativo

JOSAPHAT: JUÍZES CLASSISTAS TORNAM JUSTIÇA MAIS DEMOCRÁTICA