Mulheres, negros e analfabetos impulsionam pequenos negócios, aponta estudo
O levantamento destaca que o pequeno empreendedorismo destes públicos atua como importante mecanismo de expansão e sustentabilidade da classe média
Foi lançado nessa segunda-feira (29), pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”. O trabalho mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira e destaca o papel de mulheres, negros e analfabetos na manutenção de pequenos negócios. Essa edição foi elaborada em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Os dados revelam que, dos 6 milhões de novos postos de trabalho que os pequenos empreendedores geraram ao longo da última década, 95% eram formais, o que indica que mais trabalhadores contam com sistema público de proteção, como por exemplo, seguro-desemprego, auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria.
Além do processo de formalização crescente, houve, também, expansão nas remunerações do setor, principalmente entre os que detinham inicialmente os salários mais baixos. A remuneração dos empregadores teve crescimento de 0,6% ao ano, enquanto a dos trabalhadores aumentou a uma taxa superior a 2% ao ano.
Como consequência desse movimento, a porcentagem de empregados dos pequenos negócios que pertencem à classe baixa caiu pela metade entre 2001 e 2011, passando de 36% para 17% no período. Atualmente, quase dois terços desses trabalhadores integram a classe média.
O levantamento destaca, ainda, que o pequeno empreendedorismo atua como importante mecanismo de expansão e sustentabilidade da classe média, na medida em que impulsiona a ascensão a essa parcela de pessoas que estavam na classe baixa. O estudo ressalta que o setor também contribui para que pessoas deixem a classe média em direção à classe alta. Na década, para cada novo empreendedor, surgiram dois novos empregados.
Os pequenos empreendedores respondem por 39% do total de remunerações no país, em um volume que supera os R$ 500 bilhões ao ano.
Pequenos negócios
O lucro dos pequenos negócios, no Brasil, cresceu 35% em dez anos, de acordo com o ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri. O ganho passou de R$ 1.710 para R$ 2.172 mensais.
“Entre 2003 e 2013 observamos um forte aumento no lucro dos pequenos negócios, acompanhado de mais qualificação. Se medirmos pela educação, veremos que subiu a qualidade dos empreendimentos e também a capacidade dos empreendedores. O tempo de estudo entre os pequenos empreendedores subiu de 6,48 anos completos em 2000, para 7,73 em 2010 ”, disse o ministro, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
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30/04/2013 15:57
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