Municípios da faixa de fronteira poderão ter fundo constitucional



Os 588 municípios de faixa de fronteira poderão ter mais uma fonte de recursos para fomentar seu crescimento, a exemplo dos fundos constitucionais de financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. É o que prevê o substitutivo do senador Antônio Carlos Junior (DEM-BA) à proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/09, da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (16).

A matéria aumenta em meio ponto percentual o repasse da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - atualmente em 48% - aos estados e municípios e destina esses 0,5% para o Fundo de Desenvolvimento dos Municípios de Fronteira a ser criado. A idéia é financiar o incremento à produção econômica local e também obras de infraestrutura, criando assim condições para o escoamento dessa produção em municípios muitas vezes isolados e sem acesso a mercados consumidores.

O projeto original previa a transferência direta dos recursos para o caixa das prefeituras, mas o relator concluiu que, desta forma, não haveria garantias de que os recursos adicionais seriam aplicados nesses investimentos.

Também pela diversidade dos municípios, que estão espalhados nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, o relator disse não ser adequado definir os critérios de distribuição dos recursos do fundo na própria Constituição. Isso ficará a cargo de lei, a exemplo do que ocorre com os outros fundos constitucionais. A proposta agora segue para Plenário, onde poderá receber emendas.



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agricultores poderão ter dez anos para regularizar terras em faixa de fronteira

Prefeito de Bagé ressalta dificuldades de municípios da Faixa de Fronteira

Dívidas de até R$ 30 mil de agricultores junto ao Fundo Constitucional do Nordeste poderão ser anistiadas

CDR delibera sobre inclusão de municípios na área de atuação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste

Marisa Serrano quer criar Fundo de Desenvolvimento dos Municípios de Fronteira

Aprovada redução de faixa de fronteira