Municípios de Santa Catarina aderem ao PAC Cidades Históricas
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o governo do estado de Santa Catarina e as prefeituras de Florianópolis, Itaiópolis, Joinville, Laguna e São Francisco do Sul assinarão, na sexta-feira (8), o Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural (APPC). A cerimônia será no Escritório Técnico do Iphan em Laguna, às 10h, e confirmará a adesão dos cinco municípios de Santa Catarina ao PAC Cidades Históricas.
Cada cidade elaborou um Plano de Ação a ser implementado até 2013. As propostas começaram a ser planejadas no segundo semestre de 2009, em uma articulação entre agentes governamentais e sociedade civil. O Plano de Ação é um instrumento para enfrentar questões mais importantes das cidades por meio de um planejamento integrado voltado para o desenvolvimento social e vinculado às potencialidades do patrimônio cultural.
As ações previstas no PAC Cidades Históricas em Santa Catarina buscam a reabilitação urbana, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da gestão dos municípios. Neste sentido, estão previstas ações que abrangem a formação de técnicos, o desenvolvimento e aplicação de instrumentos de gestão integrada, a recuperação, valorização e promoção do uso do patrimônio cultural, o desenvolvimento da infraestrutura urbana e social, a recuperação e promoção de usos de imóveis privados, o fomento às atividades produtivas locais e a difusão e promoção do patrimônio cultural.
Para viabilizar a execução dessas ações já foram celebrados convênios entre o Iphan e as prefeituras de Florianópolis e Itaiópolis, que somam R$ 862,4 mil, recurso que possibilitará a restauração do Museu Filatélico dos Correios, Teatro Armação, Sede Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Sede do Círculo Ítalo-Brasileiro. Já Itaiópolis contratará o projeto de requalificação urbana do núcleo histórico do Alto Paraguaçu, o Plano Viário para as áreas históricas, o projeto de Sinalização Turística e projetos de restauração para 14 edificações. A ideia é que em 2011 sejam contempladas ações nos outros municípios.
PAC Cidades Históricas
O PAC Cidades Históricas foi lançado em outubro de 2009. O programa é uma ação voltada aos municípios com conjunto ou sítio protegido no âmbito federal e, ainda, cidades com Patrimônio Cultural registrados.
Para integrar ao PAC Cidades Históricas o município, em conjunto com o estado e o Iphan, deve elaborar um Plano de Ação que defina um planejamento integrado, coerente com o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, e com ações sobre o território pactuadas com os diferentes órgãos governamentais e a sociedade.
Fonte:
Iphan
22/08/2013 21:47
Artigos Relacionados
Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Norte aderem ao Pacto pela Gestão das Águas
Defesa Civil vê emergência em 50 cidades de Santa Catarina
Chuva: Santa Catarina registra 14 cidades em estado de emergência
Santa Catarina tem 106 cidades em situação de emergência por causa da chuva
Santa Catarina tem 81 cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Santa Catarina tem 73 cidades em situação de emergência por causa da chuva