Municípios de SC e MG decretam situação de emergência por causa das chuvas



As fortes chuvas no estado de Santa Catarina levaram a Defesa Civil a decretar estado de emergência em 28 municípios, entre eles, Alto Vale do Itajaí e Mirim Doce. De acordo com a Defesa Civil do estado, ao todo, 52 cidades foram afetadas pelas chuvas na região. Foram contabilizados, no estado, 15.954 pessoas desalojadas, 1.745 desabrigadas, 780 deslocadas para casas de parentes e amigos e cinco mortes. 

Segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), as chuvas causaram danos como quedas de barreiras, instalações públicas e privadas e desligamentos em caráter de segurança. Houve falta de energia na região na manhã do domingo (23). Foram prejudicados os serviços de água, energia e transporte no estado. 

Em Minas Gerais, 17 pessoas morreram, 2.626 estão desabrigadas e 147.301 desalojadas. A Defesa Civil do estado afirma que os municípios mineiros têm sofrido com as tempestades e chuvas desde o dia 11. Noventa e oito cidades estão em situação de emergência. 

O Governo do Estado de Minas Gerais anunciou a liberação de R$ 3 milhões para obras nos municípios afetados pelas enxurradas e para a reconstrução de pontes danificadas na cidade de Ipuiúna. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para Santa Catarina e Minas Gerais tempo chuvoso, com céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

24/02/2011 16:23


Artigos Relacionados


Mais dois municípios decretam situação de emergência em MG por causa da chuva

Minas Gerais tem 156 municípios em situação de emergência por causa das chuvas

Santa Catarina tem 81 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Rio Grande do Sul decreta situação de emergência por causa da seca em 31 municípios

Santa Catarina tem 89 municípios em situação de emergência devido às chuvas

Minas Gerais tem 195 municípios em situação de emergência devido às chuvas