Municípios discutem elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico
Municípios com 50 a 100 mil habitantes começaram a discutir nesta quarta-feira (9) a segunda etapa do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2) para a elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico. O objetivo do encontro é esclarecer dúvidas, trocar experiências, ouvir sugestões e ideias para a elaboração do plano com técnicos do Ministério das Cidades. O encontro acaba nesta quinta-feira (10).
O plano vai permitir que representantes dos municípios tenham a oportunidade de formular e implementar a política de saneamento de seu município e estruturar metas, ações e estratégias para universalizar os serviços.
Os municípios que até 2014 não concluírem o plano, não terão acesso aos recursos repassados pelo governo federal. "Outro fator importante para a promoção do encontro, é impor aos municípios que tenham o plano concluído até 2013 para que o corte no repasse não ocorra", informou o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski.
"O plano é um instrumento importante para que o poder público direcione recursos e contribua na elaboração de projetos, priorizando áreas mais carentes das cidades", disse o secretário.
Fonte:
Agência Brasil
24/02/2011 19:35
Artigos Relacionados
ANA participa da elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico
País terá Plano Nacional de Saneamento Básico
Governo federal aprova Plano Nacional de Saneamento Básico
Especialistas debatem em Brasília Plano Nacional de Saneamento Básico
JÚLIO CAMPOS DEFENDE PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO
Municípios podem pedir apoio da Funasa para elaborar plano de saneamento básico