Municípios poderão ter redução de contrapartida em projetos de moradia popular



Para expandir projetos federais de habitação e saneamento básico, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) analisará, em sua reunião desta quarta-feira (10), proposta para reduzir e até dispensar de contrapartidas municípios com menos de 25 mil habitantes localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A proposta (PLS 331/06), de autoria da então senadora Roseana Sarney, modifica o Estatuto das Cidades (Lei 10.257/2001) e a Lei 11.445/2007, que fixa diretrizes para a Política Nacional de Saneamento. O texto também prevê a possibilidade de redução de contrapartidas para municípios cujos indicadores de desenvolvimento econômico e social estiverem abaixo da média nacional.

Em seu substitutivo, a relatora da proposta na CDR, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), argumenta que os municípios mais pobres das regiões mais carentes não podem ser instados a contribuir com recursos orçamentários de que não dispõem. A matéria tramita na CDR em decisão terminativa.

Segundo ela, esses municípios são justamente aqueles que mais necessitam de programas de saneamento básico e de construção de habitações de interesse social, sendo, portanto, "plenamente justificável que desfrutem de tratamento menos exigente em relação ao aporte de contrapartidas financeiras aos programas federais".

Zona de exportação

A Comissão também apreciará proposta para criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Sorriso (MT), bem como projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) para dispensar visto de turistas estrangeiros para visitar a Amazônia e o Pantanal, esse último com parecer contrário.



08/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Habitação popular em pequenos municípios poderá ser construída sem contrapartida de recursos

Pequenos municípios poderão ser dispensados de contrapartida em programas habitacionais federais

CDR aprova redução da contrapartida de municípios pobres em programa habitacional

Municípios pobres podem ter redução de contrapartida para habitação e saneamento

CMA vota projeto que destina madeira apreendida a projetos de moradia popular

Projetos de iniciativa popular poderão tramitar com número menor de assinaturas