Municípios recebem orientação para implantar programa de inclusão digital



Cidades Digitais vai melhorar a gestão e o acesso do cidadão a serviços públicos por meio da conexão à banda larga


Promover o exercício da cidadania por meio da inclusão digital. Este é um dos objetivos do Ministério das Comunicações, que lançou nesta quarta-feira (19), o termo de referência com explicações sobre a implantação do Projeto Cidades Digitais.

Em julho, o ministério escolheu 80 cidades para fazer parte do projeto-piloto nas cinco regiões do País. No primeiro momento, para receber o programa, foram priorizados os seguintes critérios: baixa densidade de conexão à banda larga, menores índices de desenvolvimento e populações pequenas.

O Cidades Digitais prevê, por meio da parceria com municípios, a modernização da gestão pública com a implantação da infraestrutura de conexão entre os órgãos públicos, e o acesso à população a serviços de governo eletrônico, como marcação de consultas médicas, por exemplo.

De acordo com a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto, o termo de referência foi elaborado depois da procura feita por alguns estados. "Nós lançamos o projeto-piloto de 80 cidades, e, à medida que os estados tomem conhecimento, achamos melhor dar publicidade a esse termo de referência. É mais um passo para construir essa política junto com os governos estaduais”.

Fases de implementação

A infraestrutura para conexão à internet implantada nos municípios será doada pelo Ministério das Comunicações que, em contrapartida, exigirá a manutenção da rede em funcionamento por um período mínimo de três anos.

É necessária a implantação de instrumentos tecnológicos que possibilitem a conexão entre órgãos e equipamentos públicos (pontos de acesso de governo) e o acesso à internet para uso livre e gratuito pela população.

O processo de instalação inclui licitação e contratação das empresas responsáveis pela tecnologia implantada com fornecimento e suporte técnico por seis meses; implantação dos aplicativos de governo eletrônico nas áreas de gestão financeira, tributária, saúde e educação e, por último, a capacitação dos servidores públicos municipais para gestão e uso da rede instalada, uso e gestão dos aplicativos de governo eletrônico.

 

 

Leia mais:
Brasil terá internet banda larga de qualidade e mais fiscalização do serviço
Lançado projeto-piloto das Cidades Digitais
Começa na sexta (21) inscrições para programa de inclusão digital

 

Fonte:
Ministério das Comunicações

 



19/09/2012 15:11


Artigos Relacionados


Municípios recebem orientação do Programa São Paulo Solidário

Indígenas da Bahia recebem kit de inclusão digital

Começa na sexta (21) inscrições para programa de inclusão digital

Programa de Inclusão Digital

Mais de 400 municípios já recebem o sinal da TV digital brasileira

Piraí (RJ) comemora 10 anos de programa de inclusão digital