Indígenas da Bahia recebem kit de inclusão digital
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) entregou neste sábado (19), em Salvador (BA), um kit do Programa de Inclusão Digital (PID) para os conselheiros de Saúde Indígena do Distrito sanitário especial indígena da Bahia (Dsei Bahia). A ação vai facilitar o acesso às informações de saúde indígena e o acompanhamento virtual dos recursos destinados ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Os equipamentos foram entregues no encerramento do Seminário ‘Dsei Bahia/Nordeste – Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: onde estamos e para onde vamos’, realizado durante os dias 17 e 19 de novembro.
O kit entregue é composto por impressora a laser, estabilizador, decodificar, nobreak, conectividade à internet, aparelho de televisão LCD 32’ e antena parabólica. Além da entrega dos equipamentos, será feito, gratuitamente, um curso para capacitação desses conselheiros para uso e conectividade à internet. Para o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, o programa auxilia na formação do conselheiro de saúde para que ele desenvolva o trabalho de forma plena. “A ideia é que eles se apropriem das informações e adquiram habilidades para comunicação digital, ações indispensáveis ao exercício do controle social”, destacou.
De acordo com a chefe do Dsei Bahia, Nancy Filgueiras da Costa, o kit contribuirá para o fortalecimento do controle social e aumentará a comunicação entre os conselheiros e o trabalho realizado pela Sesai. “Nós precisamos avançar mais no controle social. Esse kit instrumentalizará o conselho distrital para que ele exerça seu papel, tendo acesso às informações e condições de trabalho”, afirmou.
Seminário
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena da Bahia (Condisi Bahia), Reginaldo Neves Gomes, entregou documento contendo as propostas das comunidades indígenas do estado. O presidente do Condisi Bahia lembrou também que, em 2013, será realizada a 5º Conferência Nacional de Proteção à Saúde do Índio. “Nós precisamos, a partir do ano que vem realizar as pré-conferências de saúde indígena para prepararmos os nossos delegados que irão representar o DSEI/Bahia na Conferência Nacional”.
O secretário Antônio Alves recebeu o documento contendo as reivindicações dos seis Polos Base que integram o Dsei Bahia e lembrou que é preciso definir a ordem de prioridades. “O que está aqui nesse documento já é a base para construção do Plano Distrital do Dsei, mas é necessário que as reivindicações sejam ordenadas de acordo com as prioridades, responsabilidades e custo de execução de cada ação”. Em relação a construção da Casa de Saúde do Índio (Casai) de Salvador, um dos itens que constavam da pauta, Antônio Alves disse que, de imediato, já é possível alugar um imóvel para instalar a Casai, até que se negocie um terreno para iniciar a construção da sede definitiva.
Fonte:
Ministério da Saúde
21/11/2011 19:11
Artigos Relacionados
Municípios recebem orientação para implantar programa de inclusão digital
Comunidades indígenas receberão capacitação digital
Programa de Inclusão Digital
Acessa SP é modelo de inclusão digital
PM usa música em projeto de inclusão digital
Ana Amélia pede 'inclusão digital já'