MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO PRESERVA MEMÓRIA NACIONAL



O lançamento da coleção de CDs Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro, reunindo discursos que marcaram a História recente do país, e da coleção de Anais parlamentares dos últimos 173 anos, em CD-Rom, marca a entrada em operação do Museu Eletrônico do Senado. O museu coloca à disposição do público valioso acervo de informações, registrado em multimídia para pronta consulta.

O senador Antonio Carlos Magalhães presidirá a cerimônia de apresentação das duas coleções, nesta quarta-feira, dia 13, às 18h30, no plenário do Senado. Entusiasta da idéia, ele ressalta a importância do empreendimento, que enriquecerá a memória política do Brasil.

O primeiro volume de Grandes Momentos é composto por cinco CDs, cobrindo o período de 1954 a 1976. A íntegra dos pronunciamentos, em livro, acompanha o álbum, confeccionado a partir de registros sonoros de propriedade do Congresso e de arquivos particulares. A seleção dos trechos editados é do jornalista Rubem de Azevedo Lima.

Entre os pronunciamentos selecionados estão o anúncio da renúncia de Jânio Quadros, por Auro de Moura Andrade; o repúdio ao atentado da rua Toneleros, por Afonso Arinos; a autodefesa de Carlos Lacerda, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara; a análise do momento político (1958) feita por Otávio Mangabeira; o registro da morte de John Kennedy, pelo Padre Godinho; Francisco Julião pregando a reforma agrária; e Juscelino Kubitschek, já informado de sua cassação, despedindo-se do plenário do Senado. Apenas um dos autores ainda exerce mandato eletivo: o senador Josaphat Marinho, comdiscurso de 1967, em defesa do Legislativo ameaçado.

Já a coleção Anais da Assembléia Geral Constituinte do Império de 1823; da Constituinte de 1987/1988; e Anais do Senado de 1826 a 1996 compõe-se de 54 CDs, somente em texto (CD-Rom). Existe previsão de que a íntegra seja brevemente colocada na Internet.

Além desses dois lançamentos, compõem o acervo do Museu Eletrônico do Senado imagens de televisão, gravações de rádio, fotos e a coleção do Jornal do Senado, contendo o registro das atividades parlamentares no plenário e nas comissões da Casa, devidamente indexadas eletronicamente, para facilitar a consulta.



08/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO PRESERVA MEMÓRIA DO PAÍS

Legislativo preserva a sua memória

Memorial da Educação preserva memória estudantil de SP

Condephaat preserva memória cultural de São Paulo

Governador Cláudio Lembo mantém lei que preserva memória de instituições do Estado

ACM INAUGURA MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO