ACM INAUGURA MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, inaugurou hoje (dia 13) o Museu Eletrônico do Senado com o lançamento do álbum de cinco CDs Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro, reunindo alguns dos mais importantes discursos das últimas décadas,e da coleção dos anais do Senado e das Constituintes de 1823 e 1988, que registra em tecnologia digital (CD-ROM) 173 anos do Legislativo brasileiro.

Ao presidir a solenidade, realizada no plenário, o senador ressaltou que a iniciativa demonstra a constante preocupação da Casa com a preservação da memória nacional e o compromisso de garantir perfeita transparência aos trabalhos parlamentares:

- O museu nasceu de uma decisão minha, tomada para que o povo conhecesse integralmente a verdade sobre o parlamento do nosso país - disse.

Antonio Carlos afirmou que a inauguração do museuvem pontuar "um momento importante da vida do Congresso Nacional", caracterizado pela aceleração do ritmo dos trabalhos legislativos:

- Nunca o Senado legislou tanto e tão bem quanto nesta fase. Todos os senadores, do governo e da oposição, têm trabalhado unidos pelo desejo de bem servir ao país, e a Câmara do mesmo jeito - disse.

O senador agradeceu a dedicação da equipe de funcionários da Casa que trabalhou na instalação do museu, sob o comando do diretor da Secretaria de Comunicação Social, Fernando César Mesquita, do diretor-geral, Agaciel da Silva Maia, e do secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro.

Depois do pronunciamento de Antonio Carlos, foi projetado em dois telões armados nas laterais do plenário um vídeo sobre a criação do museu e seu funcionamento. Em seguida, o senador convidou os presentes a assistirem a uma demonstração do serviço em sete terminais de computador instalados no Salão Azul.

Compareceram à cerimônia senadores e deputados, autoridades como o ministro da Justiça, Renan Calheiros, e familiares de parlamentares cujos pronunciamentos foram selecionados para a coletânea, entre eles o embaixador Afonso Arinos, filho do ex-senador de mesmo nome, o jornalista Franklin Martins, filho do ex-senador Mário Martins, além de parentes dos ex-parlamentares Gustavo Capanema e Vieira de Mello. Também estava presente o senador Josaphat Marinho (PFL-BA), incluído na seleção com um discurso pronunciado em 1967.



13/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM INAUGURA MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO

MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO PRESERVA MEMÓRIA DO PAÍS

MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO PRESERVA MEMÓRIA NACIONAL

MUSEU ELETRÔNICO DO SENADO COLOCA HISTÓRIA DA CASA NA INTERNET

Tebet inaugura, em agosto próximo, novo painel eletrônico do Senado

Secretaria de Economia e Planejamento inaugura Infoteca e lança novo Portal Eletrônico e Atlas das R