Mutirão de documentação da trabalhadora rural chega a BA



As agricultoras familiares e trabalhadoras rurais de projetos de assentamento da reforma agrária do município de Vitória da Conquista, situado a 510 quilômetros de Salvador, capital da Bahia, podem participar, a partir desta sexta-feira (08), de mais um mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o evento prossegue até domingo (10).

Durante o atendimento, haverá emissão gratuita de Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar de destinado às mulheres do campo, o PNDTR também atende homens, jovens ou adultos. Esses documentos permitem às trabalhadoras e trabalhadores ter acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família.

“A Bahia é um dos estados onde a agricultura familiar tem uma participação mais expressiva, por isso as ações do MDA também são mais numerosas. Desde que o PNDTR foi criado, em 2004, até hoje, foram realizados 266 mutirões em 264 municípios. Foram atendidas 105.871 mulheres e emitidos 148.872 documentos”, informa a diretora do PNDTR/MDA, Karla Hora.

Para a coordenadora estadual do PNDTR/MDA na Bahia, Gildete Calumbi, a expectativa é de que sejam atendidas até 700 trabalhadoras rurais nos três dias de mutirão. “Boa parte delas pretende fazer a renegociação de suas dívidas. Então, o MDA sempre programa os mutirões para que ocorram perto da data da renegociação com os bancos para facilitar a vida das agricultoras familiares”, explica Gildete.

Contratos

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é um dos parceiros do MDA que também estará presente no evento para renegociar dívidas em atraso, fechar contratos de financiamento e estudar a possibilidade de novos negócios, além de realizar palestras sobre políticas públicas e linhas de financiamento do Pronaf.

A exemplo do que ocorre em outros municípios, em Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado da Bahia, o atendimento terá início às 8h. Os mutirões do MDA também incluem palestras sobre direitos e deveres dos assegurados especiais do INSS, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra a mulher, agricultura familiar, meio ambiente e o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Estão previstas, ainda, atividades culturais e uma feira com produtos da agricultura familiar.



07/11/2013 16:25


Artigos Relacionados


Feira de Santana (BA) vai receber mutirão de documentação da trabalhadora rural

Paraíba recebe mutirão de documentação para trabalhadora rural

Município de Pelotas (RS) recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural

Território da Cidadania no Rio Grande do Norte recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural

Rondônia terá 11 mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural em 2011

Mutirão de documentação chega a municípios do Maranhão