Paraíba recebe mutirão de documentação para trabalhadora rural



O estado da Paraíba recebe, desde essa segunda-feira (6), um mutirão de documentação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Nos seis dias da ação, que acontece entre as 8h e as 17h, mais de dois mil documentos devem ser emitidos. A prioridade é atender mulheres do campo, embora, homens e familiares também possam participar. A ação segue até o próximo sábado (11).

Os interessados podem emitir gratuitamente carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento (1ª e 2ª vias), além de contar com atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Defensoria Pública, para regularizar, por exemplo, união estável de agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

“Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, tais como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio-maternidade, e, também, às políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural”, explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Karla Hora.

Documentação na Paraíba