Mutirões emitiram 45,6 mil documentos nos Territórios da Cidadania em 2011
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), emitiu mais de 150 mil documentos para cerca de 90 mil trabalhadoras rurais em todo o País. Do total de documentos, 45,6 mil foram emitidos nos mutirões feitos nos Territórios da Cidadania, onde o Plano Brasil Sem Miséria atua com prioridade atendendo às famílias que vivem em situação de extrema pobreza.
O principal objetivo do PNDTR é garantir o acesso das mulheres do campo às políticas públicas. “Essa estratégia foi implementada para tornar as trabalhadoras rurais qualificadas para acessar os seus direitos, por meio da documentação civil básica e trabalhista”, afirma a coordenadora do Acesso à Terra e Cidadania do MDA, Márcia Riva. Os mutirões são realizados em todo o território nacional.
No mutirão, são emitidos registro e certidão de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (CI/RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Registro Geral da Pesca (RGP) e oferta dos serviços previdenciários (concessão de aposentadorias, agendamento de perícias, auxílio-doença, auxílio-acidente, licença-maternidade).
Para facilitar o trabalho de campo, em 22 estados o PNDTR conta com unidades móveis, o Expresso Cidadã, veículos equipados com dez estações de trabalho com acesso à internet, agilizando a emissão online de alguns documentos. Márcia Riva acrescentou que para 2012 está prevista a realização de aproximadamente mil mutirões de documentação em todo o País.
Até o final deste mês serão realizados mutirões com o Expresso Cidadã em nove municípios que fazem parte dos Territórios da Cidadania e do Plano Brasil Sem Miséria, localizados nos estados de Alagoas (Do Agreste - BSM - Olhos D'água Grande: 27 e 28/12 e Igaci: 29 e 30/12), Bahia (Território da Cidadania Irecê - BSM - Mulungu do Morro: 26 a 28/12 e Barro Alto: 29 a 31/12), Maranhão (Território da Cidadania Cocais – BSM – 26 a 31/12 - Fortuna, Buriti Bravo, Duque Bacelar, Codó, Timbiras) e na Paraíba.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
27/12/2011 14:37
Artigos Relacionados
Ano encerra com mais 11 mutirões de emissão de documentos
MDA realiza mutirões para emissão de documentos
Mutirões alcançam marca de 1,5 milhão de documentos emitidos
Mutirões em Santa Catarina emitem mais de 13 mil documentos
Desenvolvimento Agrário entrega 4 mil documentos emitidos em mutirões em 2010
Balanço de mutirões no Piauí e Goiás revela que mais de cinco mil documentos foram emitidos em março