Mutuário pode ter mais facilidade para refinanciar casa própria



O mutuário que se sentir prejudicado por ter feito uma financiamento imobiliário com juros elevadas poderá aproveitar o movimento de queda das taxas e contratar uma nova operação para liquidar a antiga. A facilidade para esse tipo de refinanciamento foi aprovada nesta terça-feira (10) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Como o projeto de lei do Senado (PLS 298/2006) foi aprovado em decisão terminativa, poderá ser enviado diretamente à Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário.

O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), remove um dos obstáculos a essas operações ao prever que os montantes nelas previstos serão considerados para efeito de direcionamento obrigatório dos recursos de depósitos de poupança.

Paim previu, com a mudança, redução nos riscos envolvidos nas operações de crédito imobiliário. O relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), disse que a medida é importante no cenário de queda das taxas de juros, “pois permitirá ao devedor de um empréstimo imobiliário refinanciá-lo com taxas de juros mais baixas”.



10/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Servidor público pode ter mais facilidade para financiar a casa própria

Casa própria: projeto estabelece suspensão do pagamento de prestação por mutuário desempregado

Inadimplência pode deixar de ser impedimento para financiar casa própria

Senado pode votar projetos que facilitam casa própria para idosos

Compra da casa própria pode ser facilitada

Casa própria é realidade para mais 103 famílias de São Bernardo do Campo