Na capital, licenciamento não depende mais de inspeção veicular
A partir deste sábado, 1º de fevereiro, veículos não aprovados em inspeção ambiental poderão ser licenciados pelo Detran.SP
Seguindo a suspensão da inspeção ambiental realizada pela administração da prefeitura de São Paulo, a partir deste sábado, 1º, o licenciamento dos veículos registrados na capital não estará mais condicionado à aprovação na inspeção veicular ambiental, até que a administração municipal retome o serviço.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
"Uma vez que a inspeção ambiental, um serviço de responsabilidade da prefeitura, está suspensa momentaneamente, o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) não pode impedir o licenciamento dos veículos", explica o diretor-presidente do Detran, Daniel Annenberg.
O motorista que não passou pela inspeção ambiental em 2013 ou nos anos anteriores poderá licenciar o veículo já a partir de 1º de fevereiro. O mesmo vale para quem teve o veículo reprovado na inspeção. Da mesma forma, quem pagou o licenciamento em janeiro de 2014 para receber o documento em casa pelos Correios, mas recebeu uma carta do Detran.SP alertando que o veículo não fez a inspeção de 2013 deverá aguardar, pois o documento será emitido e enviado ao endereço do condutor a partir de fevereiro.
Quem pagou o licenciamento em dezembro de 2013 (quando o agendamento da inspeção ainda estava disponível) e não conseguiu fazer a inspeção em janeiro deverá ir a qualquer unidade do Detran.SP ou posto Poupatempo, apresentar o comprovante de pagamento e retirar o documento.
Licenciamento 2014
No Estado de São Paulo o licenciamento é feito entre abril e dezembro, de acordo com o final da placa. De janeiro a março, é possível fazer o licenciamento eletrônico antecipado.
Devido à grande procura pelo serviço nos primeiros meses do ano, o prazo para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de 20 dias úteis. De abril em diante, quando começa o calendário oficial, o prazo para entrega do documento é de até sete dias úteis.
Em 2014, o valor da taxa de licenciamento é de R$ 68,48. Se preferir não ir a uma unidade de atendimento, o cidadão pode optar por receber o documento pelos Correios. Para isso, é necessário pagar a postagem (R$ 11) e estar com o endereço atualizado junto ao Detran.SP. O pagamento deve ser feito na rede bancária credenciada, informando o número do Renavam do veículo.
01/31/2014
Artigos Relacionados
Na capital, licenciamento não está mais condicionado à inspeção veicular
Veja como fica o licenciamento com a suspensão da inspeção veicular
Comissão debate Inspeção Veicular e municipalização
Motoristas têm inspeção veicular gratuita na Castello Branco
Comissão de Assuntos Municipais debate inspeção veicular
Estado poderá ser o primeiro a municipalizar a inspeção veicular