NABOR DENUNCIA TENTATIVA DE ESCONDER NÚMEROS ALARMANTES DA AIDS
O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) denunciou hoje (dia 4) em plenário a tentativa do governo de minimizar a real extensão da Aids no Brasil, produzindo cálculos e relatórios enganosos. "A propaganda oficial apregoa uma redução nas mortes pela doença no biênio 95/96, mas esconde o fato de ter havido, no mesmo período, um incremento no número global de infectados e até um aumento de 50,3% no número de mulheres mortas pela doença".
Nabor baseou seu alerta num artigo do deputado José Aristodemo Pinotti,médico conceituado. "Quando assumimos a Secretaria da Saúde de São Paulo, em 1987, havia um caso de Aids em mulher para cada 50 homens. Hoje, há um caso em mulher para cada dois homens. Por isso, o desafio no atual estágio da doença é reduzir a vulnerabilidade das mulheres ao vírus, e não ficar comemorando a pequena diminuição da mortalidade em decorrência do uso do coquetel de drogas", citou.
Para Nabor, é preciso parar com a prática ilusionista de querer curar a Aids através de números falaciosos. "É necessário, também, reduzir às suas reais proporções o efeito do chamado 'coquetel de drogas', não se deixando levar pela propaganda da indústria farmacêutica internacional que obtém um fabuloso faturamento de bilhões de dólares. Isso representa uma distorção que prejudica o enfoque da luta: a prevenção é a única forma de se combater a expansão de qualquer epidemia".
Em relação à mulher, a prevenção deve ser feita dentro do contexto mais amplo da saúde feminina, atendendo às suas peculiaridades biológicas e hormonais. "A transmissão sexual do vírus é quatro vezes mais eficaz, dos homens para as mulheres, do que em sentido inverso. Por isso, representa o segmento da população mais ameaçado", concluiu Nabor.
04/08/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Números alarmantes sobre terceirizações preocupam senadores
Sodré Santoro lamenta números ‘alarmantes’ do crack no país
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são 'alarmantes', alerta Rollemberg
Simon denuncia tentativa de esvaziar CPis
Mozarildo denuncia tentativa de controle da Amazônia por estrangeiros
Antero Paes de Barros denuncia tentativa de mancharem sua honra