NABOR JÚNIOR ALERTA SOBRE CRESCIMENTO DA INCIDÊNCIA DA MALÁRIA NA REGIÃO NORTE



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) fez nesta segunda-feira (dia 12) um alerta sobre o crescimento do registro de casos de malária na região Norte do Brasil. Ele citou dados publicados em matéria do jornal O Globo, intitulada Malária avança no Norte e assusta o governo, que apontam crescimento da doença no Pará em 142,53% nos últimos cinco anos e elevação de 177,65% no total de casos confirmados no Amazonas no triênio 1997/1999.
- Não podemos admitir que, na entrada de um novo milênio, o Brasil ainda tenha de conviver com mazelas centenárias, cujo agravamento nos dá um triste primado no pódio dos países menos competentes na tarefa de assegurar, a seus cidadãos, níveis mínimos de saúde pública e de controle das doenças endêmicas regionais - afirmou Nabor Júnior.
Na opinião do senador, a precariedade dos recursos públicos destinados a campanhas de prevenção e ao combate à malária é um dos obstáculos para a redução da incidência da doença. Ele registrou que os seis milhões de reais utilizados no ano passado foram insuficientes para reforçar medidas como a aplicação de pulverizações de inseticidas e a ampliação da rede de atendimento aos infectados.
Nabor Júnior comentou que o mais preocupante no caso da malária é que não existe vacina eficaz contra a doença. Ele destacou que, se fossem investidos mais recursos em prevenção e tratamento, os diagnósticos poderiam ser antecipados, evitando o agravamento do quadro dos pacientes.
No estado do Acre, segundo Nabor Júnior, a situação também é preocupante. Segundo informações do Ministério da Saúde fornecidas pelo senador, em 1999 foram verificados 23.730 casos no estado, 44% a mais do que no ano anterior. "Basta projetar esse índice de 12 meses para um período de três ou cinco anos, como no caso de Pará e Amazonas, para se ter uma idéia da gravidade do problema", comparou.

12/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery alerta para expectativa exagerada de crescimento econômico na Região Norte

NABOR JÚNIOR ALERTA O GOVERNO PARA IMPACTO DE AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS SOBRE INFLAÇÃO

Surto de malária afeta toda a Região Norte, diz Raupp

Nabor Júnior protesta contra crescimento da violência urbana

NABOR JÚNIOR DIZ QUE ACRE DEVERÁ GANHAR PRÊMIO ESSO NORTE DE JORNALISMO

NABOR JÚNIOR ALERTA MINISTRO DA JUSTIÇA PARA FECHAMENTO DE POSTOS DE FRONTEIRA