NABOR PEDE A PAULO RENATO QUE ANALISE REIVINDICAÇÕES DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) dirigiu hoje (dia 15) apelo ao ministro da Educação, Paulo Renato, no sentido de que reveja proposta que pretende apresentar ao Congresso visando a criação de gratificações salariais para os docentes das universidade federais do país que estão em greve há quase 90 dias. Ele pediu uma solução imediata para a greve, sugerindo que o projeto elaborado pelo MEC seja modificado em função das tabelas das representações sindicais de professoresuniversitários do ensino público, além da revisão dos salários da categoria.

Para Nabor Júnior, a situação dos estudantes universitários tende a se agravar, uma vez que a greve poderá estender-se e comprometer "completamente" o ano letivo se não for negociada imediatamente uma solução que satisfaça aos docentes. A solução, na sua opinião, estaria exatamente na adequação das tabelas estipuladas pelos sindicatos ao projeto do governo que será encaminhado ao Congresso. Os números dessas tabelas já se encontram há muito tempo em poder do ministro da Educação, informou o senador.

Nabor reportou-se ainda a recente reunião que manteve com uma comissão de professores universitários federais no Acre, que lhe expuseram seus pontos de vista a respeito e lhe mostraram os níveis de gratificações já encaminhados ao MEC, sobre os quais não obtiveram respostas do governo federal.

O senador acreano criticou a falta de critérios do governo na distribuição de recursos para as universidades federais, que, conforme disse, contraria a política anunciada de reverter as disparidades regionais. Para ele, os investimentos no Norte e no Nordeste continuam muito aquém da necessidade daquelas universidades públicas, que, por sua vez, constituem fator de integração regional. Por outro lado, acrescentou, as universidades do Sudeste-Sul sempre recebem muitos recursos orçamentários da União.

PROPOSTAS

A proposta a ser enviada ao Congresso pelo MEC para resolver em parte a situação dos professores universitários da rede federal cria gratificações de estímulo à docência, de valor variável em função do nível de titulação (mestrado ou doutorado), da posição ou carreira, do regime de trabalho e do número de pontos acumulados pelo docente, segundo vários critérios. As reivindicações dos sindicatos da categoria foram protocolizadas em 1996 e prevêem ganhos percentuais para os salários reajustados do magistério superior nas categorias titular, adjunto, assistente e auxiliar.



15/06/1998

Agência Senado


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