Nabor registra cerimônia de canonização de madre Paulina



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) registrou nesta segunda-feira (dia 20) a cerimônia de canonização da primeira santa brasileira, a madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, celebrada neste domingo (dia 19) pelo papa João Paulo II, na praça de São Pedro, no Vaticano. Nabor salientou a participação do presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa, além dos presidentes do Senado, Ramez Tebet, e da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, e das duas brasileiras agraciadas com milagres da santa, Eluiza Rosa de Sousa e Iza Bruna.

Madre Paulina nasceu na Itália, chegou ao Brasil com 10 anos de idade e foi durante a adolescência que começou a participar da vida paroquial de Vigolo, distrito de Nova Trento, em Santa Catarina, onde dava aulas de catecismo para crianças. Aos 25 anos, relatou o senador, ela deixou a casa dos pais para morar num casebre e cuidar de uma mulher que sofria de câncer.

- Em 1903, madre Paulina mudou-se para São Paulo. Vítima de diabetes, ela morreu em 1942, aos 77 anos, praticamente cega e com o braço direito amputado. Atualmente, a Congregação das Irmãzinhas atua em 14 estados do Brasil e em outros 11 países - acrescentou.

A Igreja Católica, continuou Nabor, reconheceu dois milagres da santa: Eluiza Rosa de Sousa e de Iza Bruna que, desenganadas pelos médicos, teriam sido curadas de suas enfermidades após pedidos e orações de familiares dirigidos à madre Paulina.

- A pequena Iza (10 anos) foi recebida pelo papa, que lhe concedeu a comunhão durante a missa de canonização de madre Paulina. Com seu entusiasmo infantil e certamente admirada com o esplendor daquele ato, Iza não se conteve e disse a um repórter que se encontrava ao seu lado: "Nunca tinha visto o papa pessoalmente, só na televisão. Fiquei muito contente de conhecer alguém tão importante" - concluiu o senador.



20/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet confirma presença do Senado na canonização de Madre Paulina

Senado enviará representante para canonização de Madre Paulina

Jayme Campos comemora cerimônia de canonização de Frei Galvão

Pavan registra os 61 anos de falecimento de Santa Paulina

SIMON REGISTRA CANONIZAÇÃO DO PADRE MARCELINO CHAMPAGNAT

Lúcia Vânia registra cerimônia de recriação da Sudeco