Pavan registra os 61 anos de falecimento de Santa Paulina



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) registrou os 61 anos da morte da Santa Paulina, no último domingo (13). Para ele, trata-se de -uma data de grande importância para a religiosidade e fé do povo brasileiro e para o turismo religioso-.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o parlamentar informou que a data atraiu milhares de fiéis e peregrinos para a pequena comunidade de Vígolo (fundada pela família da Santa), no município de Nova Trento (SC). Acrescentou que mais de 5 mil pessoas participaram da missa comemorativa da data. Destacou ainda a inauguração, na comunidade de Bom Sucesso (Iomerê, SC), do santuário Gruta dos Quatro Pedidos.

O representante catarinense leu uma pequena hagiografia de Amábile Lúcia Visintainer, nascida em 1865 em Vigolo Vattarro, Trento, Itália, que veio para o Brasil dez anos depois. O senador narrou que, juntamente com sua amiga Virginia Rosa Nicolodi, ela acolheu uma mulher gravemente doente de câncer, dando origem, em 1890, à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Na congregação, Amábile assumiu o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus, com que foi canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II. Madre Paulina morreu aos 77 anos em São Paulo (SP).

Pavan anunciou a construção de uma basílica de 7 mil metros quadrados, com capacidade para abrigar 6,5 mil pessoas, dentro do complexo hoje chamado de Santuário, em Vígolo.

- É a realização de um sonho de muitos anos da comunidade e, principalmente, das irmãs da congregação fundada por Santa Paulina - afirmou Pavan, que enviou suas congratulações para a irmã Ilze Mees, do Santuário; à irmã Salete Grotiz, coordenadora da casa das Irmãs; e ao bispo auxiliar de Florianópolis, dom Vito Schlickmann, celebrante da missa em Nova Trento.

Pavan disse que, aos 111 anos, Nova Trento, com seu jeito de cidade tranqüila do interior, -é especialmente atrativa na prática do turismo, pois, com a era da globalização, tecnologia e informação, as pessoas têm a necessidade de buscar espaços onde possam se desvincular do estresse do dia-a-dia-. Ele acrescentou ser a cidade -privilegiada pela beleza natural de suas paisagens, com a força da atratividade das águas, das cachoeiras e dos ribeirões-. Informou que o município é hoje -a segunda estância religiosa do país-.

PSDB-SC

O senador destacou ainda o crescimento do PSDB em seu estado, que terá no próximo fim de semana as filiações do vice-prefeito de Itajaí, Guto Dalçóquio, e do deputado federal Serafim Venzon. Também registrou os 39 anos de emancipação política de Balneário Camboriú, cidade em que foi prefeito por três vezes. Em aparte, o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) parabenizou Pavan pela -homenagem justa a Santa Paulina- e pelo amor que o parlamentar demonstra ter por seu estado.



14/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leonel Pavan registra 500 anos de São Francisco do Sul

Nabor registra cerimônia de canonização de madre Paulina

Pavan registra aniversário de 15 anos do PSDB e lembra conquistas do partido

Mão Santa registra aniversário de 78 anos de empresário piauiense

LOBÃO REGISTRA FALECIMENTO DE EXPEDICTO QUINTAS

Mão Santa lamenta o falecimento de Alberto Silva