NABOR: SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ACRE É GRAVE



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) disse hoje (dia 6) que a situação do abastecimento de energia elétrica no Acre é "grave e ainda poderá ficar muito pior, caso as autoridades do setor não tomem providências imediatas e eficazes". Segundo ele, a capital do estado, Rio Branco, poderá ficar sem energia a partir de julho, como informou o jornal A Gazeta na edição de quinta-feira (dia 5).

- Se em Rio Branco, que é suprida diretamente pela Eletronorte, a situação está ruim, imaginem no interior! São dramáticos os relatos que nos chegam dos líderes comunitários, alarmados com a falta de recursos e de projetos por parte da Eletroacre, empresa estadual que atende os demais municípios acreanos, fora da área da capital - afirmou.

Nabor assinalou que o povo acreano está preocupado com a futura privatização da Eletronorte e da Eletroacre, considerando que o Rio de Janeiro vive uma situação caótica desde que foram privatizadas as empresas fornecedoras e distribuidoras de energia elétrica. O senador frisou que, nesse estado, apesar dos lucros auferidos pelas novas concessionárias, a qualidade dos serviços e do atendimento à população caiu em proporção inversa.

- Se no Rio está assim, como será conosco? O que vai ser do povo acreano quando a Eletronorte e a Eletroacre forem transferidas para a iniciativa privada, para empresas que se voltam essencialmente para o lucro e para a conquista de grandes saldos financeiros que serão remetidos para suas matrizes no exterior? - indagou.

Nabor Júnior salientou que é a favor da transferência para a iniciativa privada de todas as atividades que não digam respeito às responsabilidades direta e vinculadas à essência da máquina estatal, "mas isso não pode ser encarado como omissão do poder público, irresponsabilidade da fiscalização, farra de concessões e sacrifícios ainda maiores para a já sofrida população brasileira".



06/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de energia elétrica pode prejudicar abastecimento em Paulínia

Aberto crédito extraordinário de R$ 2,3 bi para abastecimento de energia elétrica

Petecão registra movimento pela redução do preço da energia elétrica no Acre

CPI da Exploração Sexual: situação no Rio é grave

Minas e Energia estabelece empresas produtoras independentes de energia elétrica

Custo da energia elétrica no País preocupa governo, segundo Ministério de Minas e Energia