Natureza é tema de exposição temporária
Pontos de luz na paisagem é a exposição em cartaz até o final de outubro
Com curadoria de Ana Cristina Carvalho, Pontos de luz na paisagem é a exposição em cartaz até o final de outubro, no Palácio Boa Vista. Integra o Programa Primavera dos Museus, do Ministério da Cultura.
São 60 obras de Benedito Calixto, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Rebollo, Aldo Bonadei e outros que abordam natureza e meio ambiente.
Há também louçaria e porcelana em art nouveau, estilo decorativo dos anos 1890 a 1914, utilizado na Europa e nos Estados Unidos. Quem trouxe a técnica ao país foi o brasileiro Eliseo Visconti.
Outro destaque é a pintura As Perobeiras (1906), de Benedito Calixto. A curadora Ana explica que nessa obra o autor denuncia a devastação das matas, em especial de uma fazenda em Bebedouro, interior de São Paulo. Hoje a área está reflorestada e pertence à Floresta Estadual de Bebedouro.
Também chamam a atenção trabalhos do francês Emille Gallé, séculos 19 e 20. São pequenos vasos de artesãos que compuseram o grupo chamado Escola Nanci. Nos objetos de vidro, eles desenharam árvores, flores, folhas e outros temas da natureza. “Essas peças são valiosas e cobiçadas por colecionadores e antiquários”, avisa.
10/23/2007
Artigos Relacionados
Cultura: Natureza-morta é o tema de Morandi em exposição aberta na Pinacoteca
Memorial da Inclusão faz exposição temporária com peças do Museu Afro
Exposição: Giorgio Morandi e a Natureza-morta na Itália é destaque na Estação Pinacoteca
Exposição Estação Natureza São Paulo é reaberta na Estação Ciência
ARMAZENAMENTO ELETRÔNICO É TEMA DE EXPOSIÇÃO
Biodiversidade é tema de exposição na Estação Ciência